Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Gala Bola de Ouro 2023: formato, nomeados e outros prémios

Aitana Bonmatí e Leo Messi, principais candidatos à Bola de Ouro 2023
Aitana Bonmatí e Leo Messi, principais candidatos à Bola de Ouro 2023AFP
A 67.ª edição da gala da Bola de Ouro realiza-se esta segunda-feira. Mas antes da cerimónia, nada melhor do que recordar, entre outras coisas, como são escolhidos os vencedores, com base em que critérios, e quem são os nomeados.

A revista France Football, criadora deste prestigiado prémio, atualizou recentemente o seu modelo de seleção dos vencedores "para o tornar mais compreensível", como sublinhou ao explicar a sua mudança de orientação.

Enquanto anteriormente tinha em conta os desempenhos dos jogadores num ano civil, o troféu baseia-se agora no calendário da época desportiva, avaliando assim toda a época de 2022/23.

Isto justifica a inclusão do Campeonato do Mundo do Catar 2022, bem como do Campeonato do Mundo feminino, disputado entre julho e agosto de 2023. No entanto, o início da época 2023/24, que começou em agosto, não foi avaliado pelo júri.

Critérios

Para evitar o domínio absoluto de Messi e Cristiano Ronaldo durante 12 anos consecutivos, o júri não teve em conta o historial e os feitos da carreira do jogador, mas sim os "desempenhos individuais" e o seu "caráter decisivo e impressionante". Depois, o "aspeto coletivo e os títulos conquistados" e "a classe do jogador e o seu sentido de fair-play".

O júri também foi reduzido a 100 votantes para o troféu masculino, com jornalistas das 100 nações mais bem classificadas no ranking da FIFA (contra 170 no passado), e a 50 votantes para a Bola de Ouro feminina.

Os nomeados

Uma lista de 30 jogadores masculinos e 20 femininos foi estabelecida por um comité composto pelas redações da France Football e do jornal L'Equipe, bem como pelo antigo avançado Didier Drogba.

Nomeados para a Bola de Ouro masculina:

Julian Alvarez (Argentina); Nicolo Barella (Itália); Jude Bellingham (Inglaterra); Karim Benzema (França); Yassine Bounou (Marrocos); Kevin de Bruyne (Bélgica); Rúben Dias (Portugal); Antoine Griezmann (França); Ilkay Gündogan (Alemanha); Josko Gvardiol (Croácia); Erling Haaland (Noruega); Harry Kane (Inglaterra); Kim Min-Jae (Coreia do Sul); Randal Kolo-Muani (França); Khvicha Kvaratskhelia (Geórgia); Robert Lewandoski (Polónia); Emiliano Martinez (Argentina); Lautaro Martinez (Argentina); Kylian Mbappé (França); Lionel Messi (Argentina); Luka Modric (Croácia); Jamal Musiala (Alemanha); Martin Odegaard (Noruega); André Onana (Camarões); Victor Osimhen (Nigéria); Rodri (Espanha); Bukayo Saka (Inglaterra); Mohamed Salah (Egipto); Bernardo Silva (Portugal); Vinicius Jr (Brasil).

Nomeadas para a Bola de Ouro Feminina:

Aitana Bonmatí (Espanha); Millie Bright (Inglaterra); Linda Caicedo (Colômbia); Olga Carmona (Espanha); Rachel Daly (Inglaterra); Debinha (Brasil); Kadidiatou Diani (França); Mary Earps (Inglaterra); Patricia Guijarro (Espanha); Yui Hasegawa (Japão); Amanda Ilestedt (Suécia); Sam Kerr (Austrália); Mapi Leon (Espanha); Katie McCabe (Irlanda); Hinata Miyazawa (Japão); Lena Oberdorf (Alemanha); Asisat Oshoala (Nigéria); Ewa Pajor (Polónia); Salma Paralluelo (Espanha); Alexandra Popp (Alemanha); Hayley Raso (Austrália); Alba Redondo (Espanha); Guro Reiten (Noruega); Wendie Renard (França); Fridolina Rolfö (Suécia); Jill Roord (Países Baixos); Khadija Shaw (Jamaica); Sophia Smith (EUA); Georgia Stanway (Inglaterra); Daphne Van Domselaar (Países Baixos).

Favoritos

Não há muitas dúvidas sobre quem são os dois favoritos à conquista da Bola de Ouro.

Leo Messi, pelo seu importante papel como capitão da Argentina no Campeonato do Mundo do Catar, tem todas as hipóteses de voltar a ganhar o troféu e suceder a Karim Benzema.

A espanhola Aitana Bonmatí, igualmente considerada a melhor jogadora do Campeonato do Mundo, está também na corrida para ganhar o prémio e suceder a Alexia Putellas, que o ganhou nos dois anos anteriores.

Outros prémios

Para além da Bola de Ouro masculina e feminina, a gala organizada no Théâtre du Chatelet, no centro de Paris, oferece outros prémios.

O troféu Kopa será atribuído ao melhor jogador jovem da época, até aos 21 anos. Kylian Mbappé venceu a primeira edição em 2018. Gavi, do FC Barcelona, é o mais recente vencedor e um dos candidatos a mantê-lo. Mas o grande favorito é o inglês Jude Bellingham, transferido no último verão europeu do Borussia Dortmund para o Real Madrid, onde tem brilhado desde o início da sua aventura madrilena. O benfiquista António Silva também está nomeado.

O Troféu Yashin vai coroar o melhor guarda-redes, com um grande favorito a suceder a Thibaut Courtois: Emiliano Martínez.

O "Prémio Sócrates", introduzido no ano passado, é reservado aos jogadores envolvidos em projetos sociais ou de beneficência.

O melhor marcador também tem um prémio (o troféu Gerd Müller), assim como o melhor clube da época.

Os dez últimos vencedores

2022: Karim Benzema; 2021, 2019: Leo Messi; 2018: Luka Modric; 2017, 2016: Cristiano Ronaldo; 2015: Leo Messi; 2014, 2013: Cristiano Ronaldo.

Vencedoras desde o início

2022, 2021: Alexia Putellas; 2019: Megan Rapinoe; 2018: Ada Hegerberg.