Galan-Chingotto e Ari-Paula conquistam o título do Major Premier de Itália
Fede Chingotto e Ale Galan voltaram a conquistar um título quase um mês depois do último, em Mar del Plata. Depois de perderem o jogo decisivo em Santiago do Chile contra Arturo Coello e Agustin Tapia, optaram por não ir a Bordéus para continuarem a preparar-se para o importante evento em Itália. A dupla número um também se retirou da competição em França.
A partida contra Coello e Tapia não foi fácil, como se verificou nos confrontos anteriores. Ganharam o primeiro set graças a um apertado 4-6 e sucumbiram claramente no seguinte (6-1). No entanto, a ameaça de uma reviravolta acabou quase de imediato, sobretudo porque Chingotto e Galán voltaram ao seu melhor. E num último set com o guião inverso, venceram sem grandes problemas (1-6).
O caminho estava mais livre para Paula Josemaría e Ari Sánchez devido aos problemas físicos de Bea González, o que obrigou Delfi Brea a jogar na companhia de Alba Gallardo. Por isso, as grandes rivais eram Claudia Fernandez e Gemma Triay, que tinham vencido os dois torneios anteriores. Contra todas as probabilidades, caíram nas meias-finais perante a dupla formada por Lucia Sainz e Patty Llaguno, que está a jogar a um nível elevado.
Mas as pupilas passaram por cima dos mestres na luta pelo ouro: Sainz, que fará 40 anos dentro de alguns meses, e Llaguno, que se aproxima dos 39, não tiveram qualquer hipótese contra Josemaría e Sánchez. O já convincente 6-1 inicial deu lugar a um letal 6-0 para resolver o jogo em ritmo acelerado. Assim, as jogadoras da Extremadura e da Catalunha conquistaram o seu quarto troféu da época (incluindo o Major de Doha).