Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Geopolítica tira atual campeão Marrocos do Campeonato Africano das Nações

Reuters, Mário Rui Ventura
Depois de ter brilhado no Mundial-2022, Marrocos não vai participar no CAN
Depois de ter brilhado no Mundial-2022, Marrocos não vai participar no CANAFP
Depois de ter brilhado no Mundial-2022, tendo chegado, pela primeira vez na história do futebol africano, às meias-finais, Marrocos está fora do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2023, que começa já amanhã, depois do governo da Argélia, o país que recebe a competição, ter rejeitado o pedido da federação marroquina para que a seleção pudesse viajar diretamente para território argelino.

Recorde-se que a Argélia fechou o seu espaço aéreo a Marrocos em 2021, depois do corte unilateral de laços diplomáticos com o seu vizinho norte-africano.

A federação de Marrocos já tinha avisado a Confederação Africana de Futebol (CAN) que a seleção só participaria no CAN se pudesse voar, com a Royal Air Maroc, diretamente de Rabat para a Argélia, algo que não foi autorizado.

Os dois países estão em desacordo sobre uma série de questões, incluindo uma disputa no Saara Ocidental, território que Marrocos considera como seu, mas onde o governo argelino apoia o movimento de independência armada.

Atual campeão em título do CAN, Marrocos estava no Grupo C, juntamente com SudãoMadagascar e Gana e faria o jogo de estreia este domingo.

Disputado com jogadores sub-23 que ainda atuam em países africanos, o Campeonato Africano de Nações começa com um Argélia-Líbia, esta sexta-feira, às 19:00, mas terá agora de sofrer alterações.