Gianni Infantino, presidente da FIFA, pede ao Quirguistão que construa um estádio
A ex-república soviética não tem estádios modernos construídos de acordo com os padrões internacionais que possam sediar jogos de nível FIFA, e a classificação da seleção nacional no ranking da FIFA tem oscilado entre as posições 201 e 75, estando atualmente em 96º lugar.
No dia da visita de Infantino, a nação montanhosa de 7 milhões de habitantes inaugurou a nova sede da União de Futebol do Quirguistão, patrocinada pela FIFA, que antes ficava em um prédio antigo e pequeno nos arredores da capital, Bishkek.
"Conversei com o presidente Sadyr Japarov sobre o estádio nacional de futebol", disse Infantino: "É muito importante, simbólico, mas crucial para o desenvolvimento. Portanto, traremos mais jogos internacionais para o Quirguistão, e vocês brilharão no palco asiático e global".
Japarov, cuja equipa formada por funcionários públicos seniores venceu um jogo particular contra dirigentes da FIFA, disse que o futebol é o esporte mais popular no Quirguistão e que o país tem metas ambiciosas.
"O Quirguistão tem grandes, grandes talentos. A equipa de futebol masculino apurou-se duas vezes seguidas para a Taça da Ásia", salientou.
A FIFA enviou uma equipa de desenvolvimento de talentos para o Quirguistão este ano e está a investir numa academia de futebol no país, além de programas para promover o desporto nas escolas e entre as mulheres.