Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Gibraltar avança com queixa na UEFA contra Espanha

Bruno Henriques
Rodri esteve no centro de polémica
Rodri esteve no centro de polémicaAFP
Em causa estão as celebrações pela conquista do Euro-2024. Rochedo é disputado pelos governos de Inglaterra e Espanha.

É uma das questões sensíveis na Europa. Ligado por terra ao território espanhol, mas administrado pelo Reino Unido, Gibraltar é disputado por ambos os países desde o século XX.

E a final do Euro-2024 foi mais um pretexto para trazer de volta à ribalta esta disputa. Aquando dos festejos do título por parte de Espanha, Rodri segurou o microfone e entoou o cântico “Gibraltar é Espanha”.

Não agradou aos responsáveis da Federação de Futebol de Gibraltar, que anunciaram esta terça-feira a entrada de uma queixa na UEFA contra aquilo que consideram “cânticos inaceitáveis e provocatórios”.

Fundado no século XII pelos Almóadas, Gibraltar passou a fazer parte do reino de Castela em 1462. Foi cedida ao Reino Unido em 1713, após o tratado de Utrecht, que tinham capturado o Rochedo em 1704, durante a guerra da sucessão espanhola.

Desde aí que Gibraltar é um território ultramarino da coroa inglesa. Em 1967 e 2002, os habitantes do país foram chamados a votar em referendo para uma eventual mudança para a tutela espanhola, mas os resultados foram esmagadores e o desejo foi manter-se sob tutela britânica.

Os espanhóis evocam o estatuto da integridade territorial para tentar contornar o princípio da autodeterminação.