Gibraltar avança com queixa na UEFA contra Espanha
É uma das questões sensíveis na Europa. Ligado por terra ao território espanhol, mas administrado pelo Reino Unido, Gibraltar é disputado por ambos os países desde o século XX.
E a final do Euro-2024 foi mais um pretexto para trazer de volta à ribalta esta disputa. Aquando dos festejos do título por parte de Espanha, Rodri segurou o microfone e entoou o cântico “Gibraltar é Espanha”.
Não agradou aos responsáveis da Federação de Futebol de Gibraltar, que anunciaram esta terça-feira a entrada de uma queixa na UEFA contra aquilo que consideram “cânticos inaceitáveis e provocatórios”.
Fundado no século XII pelos Almóadas, Gibraltar passou a fazer parte do reino de Castela em 1462. Foi cedida ao Reino Unido em 1713, após o tratado de Utrecht, que tinham capturado o Rochedo em 1704, durante a guerra da sucessão espanhola.
Desde aí que Gibraltar é um território ultramarino da coroa inglesa. Em 1967 e 2002, os habitantes do país foram chamados a votar em referendo para uma eventual mudança para a tutela espanhola, mas os resultados foram esmagadores e o desejo foi manter-se sob tutela britânica.
Os espanhóis evocam o estatuto da integridade territorial para tentar contornar o princípio da autodeterminação.