Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Federação Internacional de Ginástica defende participação de atletas russos e bielorrussos

Morinari Watanabe, da FIG
Morinari Watanabe, da FIGReuters
Morinari Watanabe, presidente da Federação Internacional de Ginástica (FIG) defendeu, esta quinta-feira, a participação de atletas da Bielorrússia e Rússia em competições internacionais, desde que estes não expressem apoio à invasão da Ucrânia.

É a questão que está a dominar o desporto internacional. Com o aproximar dos Jogos Olímpicos de Paris e os torneios de qualificação, continua sem se perceber se os atletas da Rússia e Bielorrússia vão ser autorizados, num primeiro momento, a tentar o apuramento e, por conseguinte, a disputar as Olímpiadas.

O Comité Olímpico Internacional recomendou que os russos e bielorrussos que se declarem neutros sejam autorizados a competir, numa decisão que levantou algum celeuma. Contudo, Morinari Watanabe, presidente da FIG, defendeu semelhante decisão, após um encontro com Volodymyr Zelenskiy, para o funeral da antiga treinadora de ginástica, Albina Deriugina.

"O desporto deve ser independente da política e manter a paz enquanto os governos e soldados estão na guerra. O presidente da Ucrânia defende o seu povo como uma família, eu estou a proteger todos os ginastas. É por isso que defendo os ucranianos e os russos e bielorrussos, que não estiveram envolvidos na guerra. Eles também devem compreender a minha decisão, como eu entendo a deles", explicou.