Bela Karolyi, treinador que guiou Nadia Comaneci ao "10 perfeito", faleceu aos 82 anos
O húngaro de origem romena treinou Comaneci até ao ouro nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, e na edição seguinte, realizada em Moscovo (1980).
Depois desse período, desertou com a mulher Marta, também treinadora, para os Estados Unidos em 1981, período em que treinou a norte-americana Mary Lou Retton para a conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984).
"Um grande impacto e influência na minha vida. Descanse em paz, Bela Karolyi", escreveu Nadia na sua conta do Instagram, juntamente com uma fotografia a preto e branco dos dois juntos na sua juventude.
"Há quase 50 anos, ele guiou-me para o desempenho histórico do primeiro 10 perfeito nos Jogos Olímpicos... e isso mudou a minha vida para sempre", disse ao USA Today sobre Karolyi, que morreu na sexta-feira.
Conhecido pelo seu estilo de treino rigoroso, Karolyi era um treinador controverso para muitos, que treinava a equipa dos EUA com a sua mulher e dirigia um centro de treino no Texas.
O casal foi fundamental na transformação das equipas de ginástica dos EUA em formações poderosas capazes de dominar os principais eventos do desporto.
Karolyi, "um indivíduo complexo"
O centro de treino que dirigiam foi o local de treino da equipa nacional feminina dos EUA em 2001, com Marta Karolyi como coordenadora da equipa nacional feminina.
A USA Gymnastics deixou de utilizar o local em 2018, na sequência do escândalo de abusos a envolver o antigo médico Larry Nassar.
Dominique Moceanu, que ganhou o ouro olímpico em Atlanta em 1996 como parte da equipa dos EUA treinada por Karolyi, disse que havia dois lados da treinadora.
"Bela Karolyi foi um homem cuja influência na minha vida e no desporto da ginástica de elite é inegavelmente significativa. Era um indivíduo complexo, com uma mistura de pontos fortes e defeitos que deixou um impacto duradouro nas pessoas que o rodeavam", escreveu no X.
"As suas palavras duras e a sua atitude crítica pesavam muitas vezes sobre mim. Embora a nossa relação fosse repleta de dificuldades, alguns desses momentos de adversidade ajudaram-me a forjar e a definir o meu próprio caminho".
"Ao despedirmo-nos do Bela, opto por enviar pensamentos amorosos à sua família e entes queridos (...) Que descanse em paz".
Karolyi foi introduzido no International Gymnastics Hall of Fame em 1997 e, juntamente com Marta, fez parte da dupla de treinadores em 2000.