Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Glasgow confirmada como anfitriã dos Jogos da Commonwealth de 2026

AFP
Glasgow foi a anfitriã dos Jogos da Commonwealth em 2014
Glasgow foi a anfitriã dos Jogos da Commonwealth em 2014Mark Sutherland / SWNS / Profimedia
Glasgow foi confirmada como a anfitriã dos Jogos da Commonwealth de 2026, com a cidade escocesa a organizar uma versão reduzida do evento multidesportivo.

O futuro da edição de 2026 foi posto em causa quando o estado australiano de Vitória, o anfitrião original, se retirou no ano passado, invocando o aumento dos custos.

Mas o governo escocês deu efetivamente luz verde a Glasgow no mês passado e a Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF) anunciou na terça-feira que os anfitriões de 2014 irão receber os próximos Jogos, com o evento a ter lugar de 23 de julho a 2 de agosto de 2026.

A próxima edição contará com apenas 10 desportos, em comparação com os 19 que serão apresentados nos Jogos de 2022 em Birmingham, no centro de Inglaterra.

O desporto paraolímpico será mais uma vez totalmente integrado como "uma prioridade chave e um ponto de diferença para os Jogos", com seis desportos paraolímpicos incluídos no programa.

Esse programa incluirá atletismo e para-atletismo (pista e campo), natação e para-natação, ginástica artística, ciclismo de pista e para-ciclismo de pista, netball, halterofilismo e para-elevação, boxe, judo, bowls e para bowls, bem como basquetebol 3x3 e basquetebol 3x3 em cadeira de rodas.

A CGF afirmou que Glasgow 2026 irá proporcionar mais de 100 milhões de libras (120 milhões de euros) de investimento interno na cidade e prevê-se que venha a apoiar mais de 150 milhões de libras (180 milhões de euros) de valor económico acrescentado para a região.

"Em nome de todo o movimento desportivo da Commonwealth, temos o prazer de confirmar oficialmente que os Jogos da Commonwealth de 2026 terão lugar na cidade anfitriã de Glasgow", afirmou Katie Sadleir, diretora executiva da CGF.

A Grã-Bretanha e a Austrália organizaram entre si cinco das últimas seis edições, mas Sadleir acredita que um modelo mais simples aumentará o potencial de futuros anfitriões.

"Os Jogos de 2026 serão uma ponte para os Jogos da Commonwealth de amanhã", acrescentou Sadleir.

"Um primeiro passo empolgante na nossa jornada para redefinir os Jogos como um modelo verdadeiramente colaborativo, flexível e sustentável para o futuro que minimiza custos, reduz a pegada ambiental e aumenta o impacto social - aumentando assim o escopo de países capazes de hospedar", disse.

A CGF insistiu que não haveria necessidade de financiamento público para a realização dos Jogos de Glasgow, com a Austrália a suportar parte dos custos após a desistência de Victoria.

Victoria desistiu depois de citar um custo projetado de mais de 6 mil milhões de dólares australianos (3,70 mil milhões de euros).

Os Jogos da Commonwealth, que se realizam de quatro em quatro anos, evoluíram a partir dos Jogos do Império Britânico e continuam a ser constituídos maioritariamente por países outrora sujeitos ao domínio imperial britânico.

Menções