Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Golden Cat para "consolidar processos" das seleções lusas de hóquei em patins

LUSA
Paulo Freitas, selecionador de Portugal
Paulo Freitas, selecionador de PortugalSporting CP
O selecionador de hóquei em patins, Paulo Freitas, considerou esta quarta-feira que a participação na Golden Cat 2024 servirá para Portugal “consolidar processos”, duas semanas antes do arranque do Campeonato do Mundo da modalidade, em Itália.

“Vamos defrontar, pelo menos, duas seleções que, muito provavelmente, vamos encontrar no Campeonato do Mundo, mas é o que é. Temos também de ter a capacidade de não mostrar tudo, porque claramente também não o vamos conseguir nesta altura da preparação. Mas há que ter a capacidade de consolidar processos”, afirmou o técnico nacional à agência Lusa, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, instantes antes da partida da comitiva lusa rumo à Catalunha, onde se disputará o torneio.

Também Rafa, um dos convocados de Portugal, reconheceu que a Golden Cat servirá de antecâmara para o Mundial e estipulou os objetivos de Portugal para essa competição, que se inicia dentro de poucas semanas.

“Esperamos acabar o grupo em primeiro lugar e isso passará por uma vitória sobre a Argentina, mas antes de chegar a esse jogo teremos dois jogos que também teremos de ganhar para alcançar o objetivo, que é vencer o grupo”, afirmou o hoquista.

Ângelo Girão, Xano Edo, Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Rafa, Vieirinha, Gonçalo Pinto, João Rodrigues, Zé Miranda e Xavi Cardoso são os convocados para a equipa de seniores masculinos.

O hóquei em patins nacional também se fará representar na Golden Cat 2024, entre quinta-feira e domingo – e também nos Mundiais - na categoria de seniores femininos, sendo que o selecionador dessa formação, Hélder Antunes, mostrou-se esperançoso relativamente à capacidade das atletas que escolheu.

“Este grupo é claramente a pensar no Mundial e é um grupo que nos dá garantias de poder fazer uma representação digna da modalidade e do país”, assegurou o técnico à Lusa, que espera trabalhar processos e atacar o Mundial com a equipa lusa devidamente preparada para lutar pelo título.

Será esse o objetivo de Sofia Moncóvio, vice-capitã da equipa nacional, que apontou todo o seu foco à Golden Cat 2024 antes de pensar na participação no Campeonato do Mundo.

“Deve ser o momento para testar processos, dinâmicas, ver como a nossa equipa se destaca das outras e também tentar avaliar outras seleções”, avaliou.

Cláudia Vicente, Letícia Oliveira, Ana Catarina, Leonor Coelho, Inês Severino, Sofia Moncóvio, Raquel Santos, Beatriz Silva, Ana Fernandes e Joana Teixeira foram as eleitas para representar a seleção portuguesa feminina de hóquei em patins.

As equipas de seniores masculinos e seniores femininos nacionais em hóquei em patins participarão na Golden Cat, antes de seguirem para o Mundial da modalidade, que estará integrado nos World Skate Games, que se realizarão em Novara, Itália, entre 06 e 22 de setembro.