Golfe: Waring lidera o Campeonato de Abu Dhabi, enquanto McIlroy cai de ritmo
Um dia depois de ter batido o recorde do campo com 61 pancadas, Waring, de 39 anos, foi o único jogador entre os 29 primeiros da tabela de classificação a registar um resultado acima do par, num total de 18 abaixo do par 198.
O dinamarquês Niklas Norgaard Moller, em rápida ascensão, bateu um 69 na terceira volta para reduzir a vantagem de cinco pancadas de Waring durante a noite.
O número três do mundo, Rory McIlroy, perdeu um grande número nos últimos buracos pelo segundo dia consecutivo, desta vez com um duplo bogey no par 5 do 18.º buraco, depois de um tee shot errado ter encontrado água no lado esquerdo, ficando a cinco pancadas da liderança.
Na sexta-feira, o irlandês do norte tinha feito um triplo bogey no par 3 do 17.º.
"Se me tivessem dado uma vantagem de uma pancada para a ronda final no início da semana, eu teria arrancado a vossa mão", disse Waring, que procura a sua primeira vitória desde o Nordea Masters de 2018.
"Estou um pouco desiludido, porque senti que podia ter avançado muito hoje e ter-me posto fora de vista. É preciso ter um dia normal, não é?", acrescentou.
Três pancadas atrás, o irlandês Shane Lowry (66), o vencedor do torneio em 2019, estava empatado em terceiro lugar com o inglês Tommy Fleetwood (71), o dinamarquês Thorbjoern Olesen (71) e o sueco Sebastian Soederberg (68) a 15 abaixo do par.
Com o vento a aumentar durante a tarde e os greens a ficarem mais firmes e rápidos, as condições eram desafiantes depois de dois dias benignos.
Waring tinha aproveitado as condições com rondas de 64 e 61 e começou o dia com 19 abaixo do par.
Um birdie no início do dia aumentou a sua vantagem, mas um bogey com três putts no par 3 do quarto buraco desgastou os seus nervos, após o que teve dificuldades em acertar a velocidade e a linha do putter.
"Erro inoportuno"
O campeão do British Masters, Norgaard, fez o seu primeiro bogey do torneio no nono buraco, mas três birdies nos últimos nove buracos mantiveram-no na luta pelo segundo título deste ano.
"Estou muito satisfeito com o dia de hoje", disse o jogador de 32 anos, que tem quase garantido um cartão do PGA Tour para a próxima época, pois é um dos 10 melhores jogadores da classificação da Corrida para o Dubai do DP World Tour.
McIlroy, desiludido, terminou com um 69 de três abaixo do par e caiu para a 13.ª posição empatado com 203 de 13 abaixo do par.
Mesmo assim, ele estava confiante em colocar as mãos no troféu em Abu Dhabi pela primeira vez na sua carreira.
"Jogar os últimos dois buracos dois acima dois dias seguidos não é o ideal. Custou-me algumas pancadas", disse McIlroy, que está a tentar garantir o seu sexto título da Ordem de Mérito do DP World Tour na próxima semana no Dubai e igualar o lendário espanhol Seve Ballesteros.
"Os líderes não estavam a fugir, o que foi bom, e eu estava a fazer um pouco de esforço. E sim, apenas um erro, aquele drive no 18, e com o vento a soprar. Foi um erro inoportuno, tal como ontem no 17, e criei um pequeno buraco para sair, mas dependendo do que os líderes fizerem, ainda posso ir para amanhã com a sensação de que tenho meia hipótese. Só preciso de juntar tudo e jogar como tenho jogado e manter os grandes erros e os grandes números fora do meu cartão e, se conseguir fazer isso e marcar um resultado, nunca se sabe", explicou.