Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Golfe: Hideki Matsuyama abre uma vantagem de cinco pancadas no St Jude Championship

Hideki Matsuyama está 17 abaixo do par no torneio.
Hideki Matsuyama está 17 abaixo do par no torneio.AFP
O japonês Hideki Matsuyama fez uma excelente ronda de 64 pancadas para abrir uma vantagem de cinco pancadas a caminho da ronda final de domingo do PGA St Jude Championship no TPC Southwind em Memphis.

Matsuyama, vencedor do Masters de 2021, está 17 pancadas abaixo do par do torneio, com o americano Nick Dunlap, de 20 anos, a cinco pancadas de distância e o norueguês Viktor Hovland a 11 abaixo do par.

O evento é a abertura dos três torneios de playoff da FedEx Cup e o atual líder da classificação da Taça, Scottie Scheffler, que bateu 69 pancadas, está empatado em quarto lugar com o também americano Sam Burns, ambos a sete pancadas de Matsuyama.

A ronda de Matsuyama teve um início atribulado, com um birdie no par 4 do primeiro buraco e um bogey no par 4 do segundo, antes de um eagle no par 5 do terceiro buraco o colocar no caminho certo.

Brilhou no green com mais quatro birdies para aumentar a sua vantagem.

Matsuyama disse que a sua decisão de mudar de putter tinha valido a pena.

"Coloquei um putter novo no saco e tem funcionado muito bem. Já tinha o putter há algum tempo e pensei, bem, pode ser uma boa semana para estrear o putter. Mas até posso mudar de taco esta noite", disse ele.

No entanto, o japonês, que procura a 10.ª vitória no PGA Tour e a segunda esta época, depois de ter ganho o Genesis Invitational em fevereiro, terá de ter cuidado com o espreitador Scheffler.

Scheffler, atual campeão do Masters e acabado de ganhar o ouro olímpico em Paris, acredita que ainda está na luta.

"Olhando para amanhã (domingo), vou fazer o que puder para pressionar o Hideki, mas se ele sair amanhã e voltar a jogar cinco ou seis abaixo do par, vai ser muito difícil apanhá-lo. Mas não estou totalmente fora. Mas, definitivamente, não estou totalmente fora do torneio", disse.

Hovland, que está a tentar defender o seu título da FedEx Cup, está numa situação semelhante e ficou muito impressionado com o desempenho de Matsuyama num campo desafiante.

"É bastante impressionante. Hoje não foi fácil", assumiu: "Havia uma boa quantidade de vento e parece que os fairways estão a ficar um pouco mais rígidos, é mais difícil acertar nos fairways e, com alguns dos locais dos pinos muito perto das bordas, é difícil ser agressivo em algumas dessas bandeiras. Obviamente, ele está a ir bem e eu tentei jogar de forma razoável e não segura, mas com uma boa estratégia ao longo de todo o campo. Não fiz muitos putts. Se tivesse conseguido que o meu putter funcionasse como ontem, provavelmente teria tido um resultado muito semelhante."

McIlroy faz 74

Foi mais um dia dececionante para Rory McIlroy, que fez 74 tacadas depois de começar nos últimos nove buracos e fazer duplos bogeys nos 12 e 13.

McIlroy está a cinco pancadas de distância no torneio, embora possa pelo menos olhar para a tabela de classificação de outro ex-campeão de Major, Jordan Spieth, cujos 74 pancadas o deixaram em segundo lugar, a sete pancadas de distância.

Os 70 participantes no play-off serão reduzidos a 50 para o BMW Championship da próxima semana em Castle Rock, Colorado, e depois reduzidos a 30 para o evento final, o Tour Championship em Atlanta, que começa a 29 de agosto.