Paris-2024: Jon Rahm assume a liderança em Paris e persegue o ouro no golfe
No final da terceira ronda, Rahm e Schauffele têm um total combinado de 199 pancadas (14 abaixo do par), com o inglês Tommy Fleetwood uma pancada atrás.
Outras estrelas do golfe estão também posicionadas para a batalha final pelo cobiçado título no campo do Golf National de Guyancourt, a cerca de 30 quilómetros de Paris.
O japonês Hideki Matsuyama, campeão do Augusta Masters de 2021, partilha o quarto lugar com o dinamarquês Nicolai Hojgaard, ambos com -11, enquanto o americano Scottie Scheffler, o número um do mundo, e o irlandês Rory McIlroy são sextos com -10.
O chileno Joaquin Niemann também está na luta por um lugar no pódio, em décimo lugar, com nove abaixo do par.
Jon Rahm, que tinha começado o dia em quarto lugar, a duas pancadas de Schauffele e Matsuyama, assinou uma das melhores prestações do dia com um cartão de 66 pancadas (-5).
O basco, campeão do Masters em 2023, chegou a assumir a liderança isolado com dois birdies seguidos até chegar ao buraco 14, mas no seguinte cometeu o seu segundo bogey do dia, ao mesmo tempo que Schauffele registava um espetacular eagle com o qual ultrapassou o espanhol.
Rahm igualou-o novamente com um putt de 12 metros para birdie no 17.º e Schauffele, vencedor do PGA Championship e do British Open deste ano, falhou por centímetros um birdie no último buraco, que o teria colocado como líder.
Rahm, de 29 anos, vai ter no domingo a oportunidade de conquistar o ouro olímpico na sua primeira participação nos Jogos, depois de um positivo à covid-19 o ter deixado de fora de Tóquio-2020 à última hora.