Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Scottie Scheffler lidera o quarteto de estrelas dos EUA nos Jogos Olímpicos

Scottie Scheffler em ação
Scottie Scheffler em açãoReuters
O número um mundial Scottie Scheffler vai liderar uma presença de peso dos Estados Unidos no golfe masculino dos Jogos Olímpicos de 2024, num quarteto que conta com o atual campeão Xander Schauffele e o bicampeão Collin Morikawa, que passou a corrida de qualificação.

Os Estados Unidos foram o único país a conseguir o máximo de quatro lugares possíveis na lista de 60 jogadores divulgada na terça-feira pela Federação Internacional de Golfe para a competição masculina de 1 a 4 de agosto no Le Golf National, o local a sul de Paris que acolheu a Ryder Cup em 2018.

O contingente americano inclui também Wyndham Clark, campeão do Open dos Estados Unidos do ano passado, mas não Patrick Cantlay, cujo terceiro lugar empatado no domingo no Open dos Estados Unidos deste ano ficou aquém da posição de top-2 necessária para ultrapassar Morikawa na classificação mundial utilizada para estabelecer a lista olímpica.

O recém-coroado vencedor do Open dos Estados Unidos de 2024, Bryson DeChambeau, também não conseguiu entrar na equipa americana. Este facto ilustra a forma como o advento da digressão LIV, apoiada pela Arábia Saudita, na qual DeChambeau joga mas que não dá pontos na classificação, influenciou a corrida para Paris.

O número dois do mundo, Rory McIlroy, lidera o grupo de candidatos não americanos à glória olímpica, embora os jogos não estivessem na sua mente na segunda-feira, quando o irlandês do norte anunciou que ia tirar algumas semanas para digerir o seu colapso tardio no Open dos EUA, que prolongou a sua espera de uma década por um quinto Major.

McIlroy, que representa a Irlanda, esteve perto de uma medalha em Tóquio, mas ficou aquém num playoff de sete para o terceiro lugar, no qual Morikawa também perdeu.

O medalhado de bronze de Tóquio, CT Pan, de Taiwan, estará de volta juntamente com o atual campeão Schauffele. O vice-campeão de 2021, o sul-africano Rory Sabbatini, que competiu pela Eslováquia em Tóquio, não estará em Paris.

O japonês Hideki Matsuyama, o jogador asiático mais bem classificado, terá outra oportunidade de subir ao pódio olímpico depois de ter deixado os adeptos da casa desiludidos em Tóquio, quando terminou empatado em quarto lugar.

As esperanças francesas de uma medalha em casa foram impulsionadas por um ano inovador para Matthieu Pavon, cujo quinto lugar no Open dos EUA o elevou ao 20.º lugar no ranking mundial, o melhor da sua carreira.

Pavon representará a França ao lado de Victor Perez.

A lista de qualificação para o evento de golfe feminino em Paris, que se realiza de 7 a 10 de agosto, será publicada na próxima terça-feira. A lista final de participantes nas competições masculina e feminina será divulgada a 2 de julho.