Golfe: Steele segura Oosthuizen para ganhar o primeiro título LIV em Adelaide
O americano de 41 anos liderou durante a noite por uma pancada e, depois de um bogey inicial, voltou a concentrar-se para fazer cinco birdies seguidos nos primeiros nove buracos, num total de 68 abaixo do par, para terminar os 54 buracos no Grange Golf Club com 18 abaixo do par.
Perante uma multidão e uma atmosfera carnavalesca, o sul-africano Oosthuizen, 11 vezes vencedor do European Tour e campeão do British Open de 2010, ficou em segundo lugar depois de fazer sete birdies no seu 65.
O espanhol Rahm, duas vezes vencedor de grandes torneios, fez parte de um grupo de cinco jogadores que terminaram a uma pancada de distância, depois de ter jogado 64, o que lhe valeu o seu sexto Top 10 consecutivo desde que desertou para a liga saudita este ano.
Ao seu lado, empatados em terceiro, estavam Charl Schwartzel, Andy Ogletree, Joaquin Niemann e Dean Burmester, que venceu o evento anterior em Miami.
Foi a primeira vitória de Steele no LIV desde que se juntou à equipa "Hyflyers" de Phil Mickelson no ano passado, depois de 12 anos no PGA Tour, onde conquistou três títulos.
Ele atribuiu a Mickelson a vitória que lhe valeu 4 milhões de dólares (3,73 milhões de euros).
"Tive uma boa conversa com ele ontem, sentámo-nos só os dois durante cerca de uma hora e ele disse-me que não há razão para eu não ser um dos melhores jogadores do mundo", disse: "Ele analisou cada parte do meu jogo e disse: 'Só precisas de começar a acreditar nisso'. E eu pensei: "Se um dos melhores jogadores de sempre me está a dizer isso, é melhor começar a acreditar."
"Sonho tornado realidade"
Steele começou com uma vantagem de uma pancada, mas perdeu uma pancada no terceiro buraco quando Oosthuizen fez três birdies nos seus primeiros cinco buracos para partilhar a liderança. Sem se deixar abater, Steele recuperou com cinco birdies consecutivos entre o quinto e o nono buracos para reconstruir uma vantagem de três pancadas na viragem.
Mas outro bogey no 11.º buraco abriu a porta de novo e Jinichiro Kozuma e Ogletree saltaram com birdies bem conseguidos para reduzir a diferença para uma.
Com a pressão a aumentar, Steele fez um putt no 13.º buraco para birdie e voltou a ficar com dois pontos de vantagem, antes de um birdie de Oosthuizen no 17.º buraco ter criado um final tenso. Mas Steele fez jus ao seu apelido com uma pancada de aproximação no 18.º buraco a seis pés para garantir o par que precisava para vencer.
"Obviamente que hoje foi mais difícil do que na sexta-feira ou mesmo ontem, mas consegui jogar livremente e essa é a única razão pela qual bati tantas pancadas boas", disse: "Sabia que haveria momentos difíceis hoje de qualquer forma e que só precisava de voltar a jogar e começar a jogar com liberdade novamente."
A equipa australiana "Ripper GC", liderada por Cameron Smith, ganhou o título por equipas com 53 abaixo do par - o resultado mais baixo desde que a LIV foi lançada em 2022. Mas precisaram do primeiro play-off por equipas da liga para o conseguir, vencendo no segundo buraco extra a equipa sul-africana "Stinger" de Oosthuizen.
"É um sonho tornado realidade para nós", disse Smith: "Temos estado a falar sobre isto o ano todo e é irreal."