Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Golfe: Korda vence Ko e conquista o título LPGA Drive On

Nelly Korda, dos Estados Unidos, posa com o troféu de campeã após uma vitória no segundo buraco do play-off
Nelly Korda, dos Estados Unidos, posa com o troféu de campeã após uma vitória no segundo buraco do play-offAFP
A atual campeã olímpica Nelly Korda fez o par no segundo buraco do play-off para derrotar a neozelandesa Lydia Ko e vencer o Drive On Championship no domingo, conquistando o nono título da sua carreira no LPGA.

A número quatro do mundo, Korda, uma heroína da sua cidade natal de 25 anos, fechou a ronda com um eagle-birdie pelo segundo dia consecutivo para forçar um play-off, e depois ultrapassou Ko para negar à neozelandesa nascida em Seul a sua segunda vitória em poucas semanas.

"Que dia", disse Korda: "Parece que estou sempre a torná-lo muito dramático e interessante. Não há melhor sensação do que fazê-lo perante o público da casa. Mesmo quando eu estava em baixo, eles foram tão positivos e mantiveram-me no jogo. Foi uma luta tão árdua, com tantas idas e vindas. Nunca consegui fazer nada. Nem consigo acreditar."

Korda, filha do ex-campeão de tênis do Aberto da Austrália Petr Korda, conquistou seu primeiro título LPGA desde o Pelican Women's Championship de 2022. A última coroa mundial veio no ano passado em um evento do Ladies European Tour em Londres.

Korda e Ko terminaram 72 buracos em 11-under 273 no Bradenton Country Club. Ko fez dois abaixo de 69 na ronda final, enquanto Korda fez 73. A americana Megan Khang ficou em terceiro lugar com 276.

Korda manteve-se na liderança por uma pancada depois de um bogey no 14.º buraco, depois mandou o seu tee shot para a água no par 3 do 15.º buraco e fez duplo bogey.

Ko fez um eagled no par 5 do 17.º e Korda fez outro bogey no 16.º para ficar a três de distância e até Korda pensou que estava derrotada.

"Sinceramente, pensei que o torneio tinha acabado no 17º buraco e dei-me uma oportunidade", disse Korda: "Sabia que se fizesse aquele eagle, tinha de fazer um birdie no último buraco."

Korda fez um putt de eagle no 17.º buraco para ficar a um passo de Ko, que fez um putt de 5 pés no 18.º buraco para ficar na frente.

Korda precisava apenas do segundo birdie do dia no buraco mais difícil do campo, o 18, mas tinha terminado com um eagle-birdie no sábado. No 18, Korda bateu a sua aproximação a centímetros do buraco e bateu para forçar o play-off.

No primeiro buraco de desempate no 18, Ko jogou do rough esquerdo perto das bancadas para três pés e afundou o seu par putt para prolongar o desempate. No segundo buraco extra, Ko alcançou a margem traseira em dois e Korda passou por cima do green. Korda bateu a três pés para lá do buraco, Ko ficou a quatro pés de distância e depois fez um lip out no seu par putt. Momentos depois, Korda fez o seu par putt para o triunfo.

Ko não tem lugar no Hall of Fame

"Dei uma boa tacada. Partiu um pouco mais do que eu pensava", disse Ko: "O primeiro putt é difícil quando há muito grão. Sinceramente, não pensei que o tivesse batido tão curto. Julguei mal a inclinação e o grão da bola. Mas hoje joguei muito bem. Tive alguns three-putts e, no final, acho que foi isso que me custou o torneio."

Com uma vitória, Ko qualificar-se-ia para o LPGA Hall of Fame e tornar-se-ia a primeira jogadora desde 2010 a vencer os dois primeiros eventos de uma época do LPGA.

Ko começou o dia com quatro pancadas de desvantagem e foi muito sincera sobre a perda de uma vantagem de três pancadas.

"Conseguir fazer eagle no 17º buraco e ter uma hipótese de ganhar quando estava bastante atrás, foi bom estar de novo na luta", afirmou:"Joguei muito bem."