Golfe: DeChambeau orgulhoso apesar de ter ficado aquém no PGA Championship
DeChambeau começou a preparar-se para um playoff depois do seu birdie putt no 18 ter entrado para um 64 de sete abaixo do par que igualou a ronda mais baixa do dia e o levou para 20 abaixo na semana.
Mas ainda não foi suficiente, pois Xander Schauffele selou o acordo com um birdie no último buraco, acabando com as esperanças de DeChambeau de conquistar o seu segundo título Major.
"Sabes, fiz 20 abaixo do par num campeonato importante. Estou orgulhoso de mim próprio pela forma como lidei com as adversidades", disse DeChambeau aos jornalistas: "Definitivamente dececionante, mas que me dá um grande impulso para o resto dos campeonatos principais. Eu disse hoje que estava a chegar a hora de fechar, mas espero que seja a hora de fechar, espero que nos próximos dois majors".
DeChambeau, que liderou o campo em distância percorrida, foi quase automático ao conseguir uma ronda final sem bogeys e conseguiu dar quase todas as tacadas de que necessitava à medida que a parada ia aumentando.
Também teve alguma sorte no par 4 do 16.º buraco, onde a sua tacada do tee se dirigia para um terreno irregular antes de fazer ricochete numa árvore e chegar ao fairway. DeChambeau fez um birdie depois da sua pancada de aproximação a 219 jardas ter ficado a três pés do buraco, o que o afastou uma pancada da liderança e lhe deu um impulso.
"Olhei para o meu caddie Gregory Bodine e pensei: 'Muito bem, é isto que é preciso para ganhar campeonatos importantes'. É preciso ter oportunidades como esta", disse DeChambeau: "Aproveitei totalmente a segunda pancada, coloquei-a perto e dei uma excelente pancada."
DeChambeau teve uma excelente semana nos greens e mostrou um jogo curto brilhante, mas mesmo assim sentiu que não estava a disparar em todos os cilindros e disse que só tinha o seu jogo "B" esta semana. Se o jogo de DeChambeau estiver a mudar, ele poderá certamente causar alguns estragos no US Open do próximo mês, onde será certamente um dos favoritos dos adeptos.
"Dei o meu melhor. Esforcei-me o mais que pude e sabia que o meu jogo B seria suficiente. É óbvio que alguém jogou incrivelmente bem", disse DeChambeau: "O Xander merece bem um grande campeonato e, sim, esvaziar o depósito, adoro fazê-lo e dar aos fãs tudo o que posso."