Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Schauffele assume a liderança do PGA Championship com McIlroy a pôr à prova as suas emoções

AFP
O quatro vezes vencedor de grandes torneios, Rory McIlroy, da Irlanda do Norte
O quatro vezes vencedor de grandes torneios, Rory McIlroy, da Irlanda do NorteAFP
Rory McIlroy enfrentou um teste épico de resistência emocional para se manter na disputa no início da primeira ronda do PGA Championship, mas Xander Schauffele mostrou a sua própria perseverança para assumir a liderança.

Menos de 48 horas depois de ter apresentado o seu pedido de divórcio da sua mulher Erica, McIlroy, segundo classificado, partilhou o 15.º lugar com 1 abaixo após nove buracos em Valhalla, onde a sua mais recente vitória em torneios importantes ocorreu há 10 anos.

O jogador da Irlanda do Norte, de 35 anos, fez um birdie putt de 6 pés no par 5 do 10.º buraco e fez um birdie no par 4 do 13.º buraco a apenas 10 pés, antes de encontrar dois bunkers no 17.º buraco e fazer bogey.

O quatro vezes vencedor de grandes torneios fez putts de sete pés para o par no 16 e no 18, o primeiro depois de sair de um bunker do lado do greenside e o último depois de encontrar água no tee.

McIlroy lidou com a turbulência pessoal depois de ter vencido as duas últimas partidas, um evento de pares do PGA Tour no mês passado com o irlandês Shane Lowry e a reviravolta de domingo passado no PGA Wells Fargo Championship, ultrapassando Schauffele nos últimos nove buracos para vencer.

O terceiro classificado Schauffele, um americano que procura o seu primeiro grande título, tem 19 resultados entre os 10 primeiros no PGA Tour desde a última vitória no Open da Escócia de 2022.

Schauffele, o atual campeão olímpico, deixou de lado a sua derrota dolorosa para McIlroy no fim de semana passado e fez birdies em seis dos seus primeiros 11 buracos, após um início do 10.º tee para assumir o comando no layout de 7,609 jardas e par-71 suavizado pela chuva.

Schauffele fez um birdie no par 3 do 11.º buraco a três pés, um putt de 13 pés para birdie no par 4 do 13.º buraco, outro a 16 pés no 15.º buraco, um a sete pés no 16.º buraco, um putt de cinco pés para birdie no par 5 do 18.º buraco e um putt de quatro pés para birdie no segundo buraco.

Isso deixou Schauffele no topo da tabela de classificação com 6 abaixo do par em 11 buracos, com o compatriota Tony Finau a dois atrás em sete e o escocês Robert MacIntyre a três de distância.

McIlroy, o vencedor do Masters Scottie Scheffler e o atual campeão Brooks Koepka estavam no topo da lista de favoritos para levantar o Troféu Wanamaker.

O americano Jordan Spieth, três vezes vencedor de grandes torneios e que completaria o Grand Slam da sua carreira com uma vitória em Valhalla, fez birdies em três dos seus primeiros quatro buracos antes de um bogey no 17 o fazer recuar.

Koepka, cinco vezes vencedor de grandes torneios, entre os 16 jogadores da LIV Golf no campo de 156, começou nos últimos nove buracos e fez um birdie no 12.º buraco para ficar 1 abaixo após sete buracos.

Tiger Woods, 15 vezes campeão de grandes torneios e vencedor do PGA Championship de 2000 em Valhalla, estava 1 acima após os últimos nove buracos, fazendo bogey no par 3 11, afundando um birdie putt de 18 pés no 13 antes de fazer bogey no 15.

Scheffler, vencedor em quatro dos seus últimos cinco torneios, foi escolhido para começar a tarde no primeiro tee ao lado de dois outros campeões de 2023 dos Estados Unidos - Wyndham Clark, vencedor do US Open, e Brian Harman, vencedor do British Open.

Entre os outros titulares da tarde contam-se o espanhol Jon Rahm, duas vezes vencedor de grandes torneios, que passou do PGA para o LIV em dezembro passado, e o seis vezes vencedor de grandes torneios Phil Mickelson.