Schauffele assume a liderança do PGA Championship com McIlroy a pôr à prova as suas emoções
Menos de 48 horas depois de ter apresentado o seu pedido de divórcio da sua mulher Erica, McIlroy, segundo classificado, partilhou o 15.º lugar com 1 abaixo após nove buracos em Valhalla, onde a sua mais recente vitória em torneios importantes ocorreu há 10 anos.
O jogador da Irlanda do Norte, de 35 anos, fez um birdie putt de 6 pés no par 5 do 10.º buraco e fez um birdie no par 4 do 13.º buraco a apenas 10 pés, antes de encontrar dois bunkers no 17.º buraco e fazer bogey.
O quatro vezes vencedor de grandes torneios fez putts de sete pés para o par no 16 e no 18, o primeiro depois de sair de um bunker do lado do greenside e o último depois de encontrar água no tee.
McIlroy lidou com a turbulência pessoal depois de ter vencido as duas últimas partidas, um evento de pares do PGA Tour no mês passado com o irlandês Shane Lowry e a reviravolta de domingo passado no PGA Wells Fargo Championship, ultrapassando Schauffele nos últimos nove buracos para vencer.
O terceiro classificado Schauffele, um americano que procura o seu primeiro grande título, tem 19 resultados entre os 10 primeiros no PGA Tour desde a última vitória no Open da Escócia de 2022.
Schauffele, o atual campeão olímpico, deixou de lado a sua derrota dolorosa para McIlroy no fim de semana passado e fez birdies em seis dos seus primeiros 11 buracos, após um início do 10.º tee para assumir o comando no layout de 7,609 jardas e par-71 suavizado pela chuva.
Schauffele fez um birdie no par 3 do 11.º buraco a três pés, um putt de 13 pés para birdie no par 4 do 13.º buraco, outro a 16 pés no 15.º buraco, um a sete pés no 16.º buraco, um putt de cinco pés para birdie no par 5 do 18.º buraco e um putt de quatro pés para birdie no segundo buraco.
Isso deixou Schauffele no topo da tabela de classificação com 6 abaixo do par em 11 buracos, com o compatriota Tony Finau a dois atrás em sete e o escocês Robert MacIntyre a três de distância.
McIlroy, o vencedor do Masters Scottie Scheffler e o atual campeão Brooks Koepka estavam no topo da lista de favoritos para levantar o Troféu Wanamaker.
O americano Jordan Spieth, três vezes vencedor de grandes torneios e que completaria o Grand Slam da sua carreira com uma vitória em Valhalla, fez birdies em três dos seus primeiros quatro buracos antes de um bogey no 17 o fazer recuar.
Koepka, cinco vezes vencedor de grandes torneios, entre os 16 jogadores da LIV Golf no campo de 156, começou nos últimos nove buracos e fez um birdie no 12.º buraco para ficar 1 abaixo após sete buracos.
Tiger Woods, 15 vezes campeão de grandes torneios e vencedor do PGA Championship de 2000 em Valhalla, estava 1 acima após os últimos nove buracos, fazendo bogey no par 3 11, afundando um birdie putt de 18 pés no 13 antes de fazer bogey no 15.
Scheffler, vencedor em quatro dos seus últimos cinco torneios, foi escolhido para começar a tarde no primeiro tee ao lado de dois outros campeões de 2023 dos Estados Unidos - Wyndham Clark, vencedor do US Open, e Brian Harman, vencedor do British Open.
Entre os outros titulares da tarde contam-se o espanhol Jon Rahm, duas vezes vencedor de grandes torneios, que passou do PGA para o LIV em dezembro passado, e o seis vezes vencedor de grandes torneios Phil Mickelson.