Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jon Rahm faz a Europa brilhar no primeiro dia da Ryder Cup

O espanhol Jon Rahm e o seu parceiro Tyrrell Hatton acenderam o pano azul com uma vitória por 4-3 sobre Scottie Scheffler e Sam Burns
O espanhol Jon Rahm e o seu parceiro Tyrrell Hatton acenderam o pano azul com uma vitória por 4-3 sobre Scottie Scheffler e Sam BurnsReuters
Uma Europa inspirada teve um início rápido na Ryder Cup, com uma vantagem inicial sobre uma equipa americana atordoada no primeiro dia de foursomes da manhã desta sexta-feira.

O campo Marco Simone foi invadido por uma enorme multidão para o início da manhã, e a maioria dos apoiantes da Europa de Luke Donald foi ricamente recompensada com um golfe fascinante.

O espanhol Jon Rahm e o seu parceiro Tyrrell Hatton abriram o marcador com uma vitória por 4-3 sobre o número um mundial Scottie Scheffler e o estreante Sam Burns.

Pouco depois de terem marcado o primeiro ponto no 15.º buraco, a dupla escandinava Viktor Hovland e o estreante Ludvig Aberg seguiram o exemplo, derrotando o vencedor do British Open, Brian Harman e Max Homa, por 4-3.

Os Estados Unidos, que tentam manter o troféu, mas que não vencem na Europa há 30 anos, pareciam incapazes de resistir.

São esperados cerca de 45.000 adeptos para cada um dos três dias e muitos deles esperaram pacientemente no cénico par quatro 16 - um dos muitos buracos espectaculares de um campo a leste de Roma.

Depois de as duas primeiras partidas terem terminado no 15.º buraco, finalmente puderam ver alguma ação quando os americanos Rickie Fowler e Collin Morikawa ofereceram alguma resistência contra o irlandês Shane Lowry e o austríaco Sepp Straka.

Mas Lowry e Straka fizeram o 3-0 para a Europa quando terminaram a competição no 17.º buraco para uma vitória por 2-1.

Com Rory McIlroy e Tommy Fleetwood - apelidado de Fleetwood Mac - à frente de Xander Schauffele e Patrick Cantlay, a Europa estava a caminho de uma sessão de 4-0, como fizeram nos foursomes de sexta-feira a caminho da vitória em Paris em 2018.

Donald tinha apelado a um início rápido e a sua decisão de começar com os foursomes, em vez dos habituais fourballs, provou ser um golpe de mestre, uma vez que os seus jogadores se alimentaram da energia das multidões que se aqueciam ao sol quente.

Uma enorme multidão afluiu ao primeiro tee para o início do jogo às 05:35, quebrando a paz do campo romano com cânticos e aplausos ao estilo Viking dos 5.000 adeptos que se encontravam na bancada.

O primeiro drive de Scheffler deslizou para o rough e, apesar de os dois primeiros buracos terem sido partilhados, um inspirado Rahm fez um putt de fora do green no terceiro buraco para impulsionar a Europa para o que viria a ser uma vitória estrondosa.

Rahm converteu um putt curto para birdie no quinto buraco, depois de um chip de Hatton, para colocar a Europa a ganhar por dois e, embora o estreante Burns tenha feito um putt para ganhar o sexto buraco, foi um alívio temporário.

Um Rahm entusiasmado quase conseguiu um par de três no sétimo buraco e Hatton nem sequer teve de fazer um putt.

Scheffler e Burns aguentaram-se com uma sucessão de putts que salvaram o buraco na viragem e pareciam estar prestes a ganhar o 10.º buraco, mas Rahm fez um chip para garantir um half.

Os americanos não conseguiram recuperar e a Europa ganhou o 11.º e o 12.º buracos e festejou a vitória no 15.º buraco para marcar o primeiro ponto.

"Não há melhor sensação. Em foursomes, a chave é não ceder buracos e foi o que fizemos", disse Rahm.

O norueguês Hovland foi o primeiro jogador a dar o primeiro grito ensurdecedor do dia, ao fazer um chip no primeiro buraco, enquanto ele e Aberg subiram dois pontos após dois buracos, apenas para Homa e Harman voltarem a empatar.

O novato Aberg, o primeiro jogador a jogar na Ryder Cup sem ter disputado um Major, demorou um pouco a juntar-se à festa, mas quando o fez, o par viking estava imparável.

Tudo muda em 'fourballs'

A Europa e os Estados Unidos optaram por dar aos seus reservas da manhã uma oportunidade de jogar nos fourballs da tarde, com quatro novos pares a entrarem em ação depois de a Europa ter chegado a uma vantagem de 4-0 após os foursomes da manhã da Ryder Cup na sexta-feira.

O capitão americano Zach Johnson, que já está a ser alvo de críticas nas redes sociais por ter retido quatro grandes vencedores, enviou-os para a ação num dia escaldante em Roma.

Justin Thomas e Jordan Spieth vão defrontar Hovland e Hatton no primeiro jogo.

Brooks Koepka tem a sua primeira partida ao lado de Scheffler contra Rahm e Nicolai Hojgaard, enquanto Wyndham Clark se junta a Homa contra Bob MacIntyre e Justin Rose.

No último jogo do dia, os europeus McIlroy e Matt Fitzpatrick defrontam Morikawa e Schauffele.