Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Golfe: EUA retomam o controlo da Presidents Cup a caminho do último dia

Patrick Cantlay, dos Estados Unidos, festeja o birdie que ganhou o jogo na Presidents Cup
Patrick Cantlay, dos Estados Unidos, festeja o birdie que ganhou o jogo na Presidents CupMinas Panagiotakis / Getty Images via AFP
Patrick Cantlay fez um birdie putt dramático no 18, de apenas 17 pés, quase na escuridão, para dar aos Estados Unidos uma vantagem de 11-7 sobre os internacionais após os jogos de sábado na Presidents Cup.

Cantlay venceu os sul-coreanos Tom Kim e Kim Si-woo por 1-0 em foursomes, juntamente com o segundo classificado Xander Schauffele, tendo este último falhado um putt de empate no 18 depois de uma dura luta no Royal Montreal.

"Os Kims jogaram incrivelmente bem. Eles deram-nos trabalho em muitos buracos", disse Schauffele.

"Estamos felizes por nos safarmos com uma vitória por 1-0", assumiu.

Cantlay esperava que o seu putt emotivo pudesse inspirar os americanos para uma 10.ª vitória consecutiva. Os americanos precisam apenas de 4,5 pontos nos 12 jogos de singulares de domingo para voltarem a ganhar a Taça.

"Um putt como este vai fazer-me dormir um pouco melhor esta noite", disse Cantlay.

"Vamos descansar, vamos preparar-nos e vamos sair a disparar", acrescentou.

"Há algo sobre jogar no escuro e o PC acertar o último putt - talvez devêssemos fazer isso mais vezes", explicou Schauffele.

Um nevoeiro matinal de 97 minutos atrasou o final bem depois do pôr do sol, com os americanos a fazerem 3-1 nos foursomes e nas sessões matinais de quatro bolas para assumirem o comando.

Os americanos, que lideram a rivalidade geral contra a equipa não europeia por 12-1-1, venceram cinco jogos de quatro bolas na quinta-feira antes de os internacionais vencerem cinco jogos de quatro bolas na sexta-feira.

"Acordámos hoje com um pouco de fúria", disse Morikawa.

Os americanos, que contam com 12 dos 25 melhores jogadores do mundo, prosperaram, enquanto os internacionais, que usaram os mesmos oito jogadores em ambas as sessões, perderam força no final.

Tom Kim fez um birdie putt de 38 pés no nono buraco e Kim Si-woo fez um birdie putt de 15 pés para ganhar 10 e empatar o jogo.

Schauffele fez um birdie putt de 33 pés no 15.º buraco para uma vantagem de 1 acima dos Estados Unidos, mas Kim Si-woo fez um birdie pitch de 40 pés do greenside rough inclinado para ganhar o 16.º buraco e empatar a partida, preparando o heroísmo final de Cantlay.

Vai ser renhido

O australiano Adam Scott e o canadiano Adam Pendrith venceram Max Homa e Brian Harman por 2-1

Pendrith fez um putt de 13 pés para birdie para ganhar o nono buraco e fez um putt de quatro pés para birdie para ganhar o 12.º buraco e ficar com uma vantagem de 2 para cima. Harman ganhou o 17 com um putt de quatro pés para birdie, mas o americano fez bogey no último buraco e caiu.

"Valeu a pena sair esta tarde para ganhar um ponto. Estou contente com isso", disse Scott.

"Espero conseguir recuperar. Amanhã vai ser renhido. Vai ser um grande dia", acrescentou.

Os americanos Collin Morikawa e Sam Burns, com 2 abaixo após três buracos, recuperaram para vencer os canadianos Corey Conners e Mackenzie Hughes por 1 acima.

Hughes fez um buraco de 63 pés num bunker para eagle para ganhar o par 5 do 12.º buraco e empatar o jogo.

Burns fez um birdie putt de 8 pés para ganhar o 14.º buraco, mas Hughes ganhou o 16.º buraco com um birdie putt de 11 pés para empatar.

Aos 18 anos, Hughes falhou um putt de 11 pés e Morikawa fez um putt de quatro pés para ganhar o jogo.

Scottie Scheffler e Russell Henley, que estavam a perder por 3 após cinco buracos, ganharam quatro dos últimos cinco para derrotar o japonês Hideki Matsuyama e o sul-coreano Im Sung-jae por 3-2.

Scheffler, o atual campeão olímpico e do Masters, fez um birdie putt de 5 pés para ganhar o 12.º buraco e empatar o jogo e depois deixou cair a sua aproximação a 14 polegadas do buraco para ganhar com um birdie de concessão para uma vantagem de 1 acima.

Im encontrou água no tee do 15.º buraco e os Estados Unidos ganharam o buraco e ganharam o jogo quando Scheffler fez um putt de três pés no 16.º buraco.

"Tentámos apenas continuar a dar pancadas de qualidade e ganhámos algum ímpeto", disse Henley.

Nos jogos de quatro bolas da manhã, Cantlay fez três birdies e um eagle nos seus últimos seis buracos, numa vitória de 2&1 para si e para Burns sobre Im e Matsuyama.

O nono classificado, Cantlay, fez um eagle de 49 pés para ganhar o par 5 do 12.º buraco e depois fez birdies de quatro, 23 e 17 pés para igualar os birdies de Im e empatar os três buracos seguintes para evitar uma tentativa de ataque tardio.

Scheffler e Morikawa nunca ficaram para trás ao vencerem Scott e Pendrith por 2&1.

Os sul-coreanos Tom Kim e Kim Si-woo não perderam tempo e bateram Keegan Bradley e Wyndham Clark por 4&3, enquanto Schauffele e Tony Finau perderam apenas um buraco e não perderam tempo ao bater Conners e Hughes por 3&2.