Golfe: Rory McIlroy vai de férias depois de falhar o cut no British Open
McIlroy terminou dois dias tórridos no Royal Troon com 11 acima do par, com o corte projetado fixado em seis acima, em condições ventosas na costa oeste da Escócia.
Uma ronda de abertura de sete acima do par deixou o número dois do mundo com trabalho a fazer e nunca esteve em disputa no fim de semana, depois de ter perdido seis pancadas em quatro buracos entre o terceiro e o sexto, incluindo um triplo bogey de oito no quarto.
"Aquele trecho de quatro buracos no início foi o que me custou", disse o irlandês do norte.
"Vinte e dois buracos no evento e já estou a pensar para onde vou de férias na próxima semana", acrescentou.
É apenas a segunda vez em 15 majors que McIlroy perde o cut.
Mas a sua espera de 10 anos para somar os seus quatro majors vai agora prolongar-se pelo menos até 2025.
O jogador de 35 anos estabilizou o barco com sete pars consecutivos antes de fazer um chip do bunker do lado do greenside no 14.º buraco para o seu primeiro birdie do dia.
Ganhou mais uma pancada no 16, mas mesmo assim ficou a cinco do corte esperado.
McIlroy está longe de ser o único grande jogador em apuros, já que sete dos 12 melhores do mundo vão falhar o fim de semana.
"Quando o vento abrandou um pouco - ainda estava bastante forte - mas quando se tornou pelo menos controlável para mim, comecei a jogar melhor", acrescentou.
"Joguei os últimos 12 abaixo do par e senti-me um pouco mais confortável com o meu putting. Mas quando o vento fica tão forte e não jogamos com um vento assim há algum tempo, por vezes é difícil adaptarmo-nos", explicou.
McIlroy concentra-se agora na tentativa de ganhar o ouro olímpico para a Irlanda no Le Golf National, em Paris, a partir de 1 de agosto.
"Sinto que digo isto em todos os Open Championship, mas não é que só joguemos quatro eventos por ano", disse.
"Ainda faltam algumas coisas para jogar. Obviamente, os majors ficaram para trás, mas tenho de me concentrar e tentar preparar-me para os Jogos Olímpicos, que serão outra grande experiência, e tentar jogar bem lá", acrescentou.
McIlroy também terá muito interesse durante o fim de semana, com o seu amigo próximo e compatriota irlandês Shane Lowry duas pancadas à sua frente.
A única grande vitória anterior de Lowry foi na Irlanda do Norte, em Portrush, em 2019.
"Ele gosta destas condições", disse McIlroy.
"O Open Championship é o seu torneio favorito no mundo. Ele levanta-se mais para isto do que para qualquer outra coisa. Estou ansioso por torcer por ele e espero que consiga o seu segundo (Claret) Jug", defendeu.