Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Chris Kirk sobe para registar uma pancada de vantagem no PGA Tour no The Sentry

Chris Kirk a caminho da liderança da terceira volta no torneio US PGA Tour Sentry em Kapalua, Hawaii
Chris Kirk a caminho da liderança da terceira volta no torneio US PGA Tour Sentry em Kapalua, HawaiiAFP
Chris Kirk fez oito birdies num 66 abaixo do par (sete abaixo do par), no sábado, para assumir a liderança por uma pancada sobre Akshay Bhatia na ronda final do torneio US PGA Tour Sentry, em Kapalua, no Havai.

Com as condições de vento a fazer subir os resultados no par 73 do campo Plantation, Kirk evitou um bogey inicial com quatro birdies seguidos nos primeiros nove buracos, terminando a sua prestação com um birdie de 16 pés no oitavo.

Juntou mais três birdies no 12.º, 13.º e 14.º para partilhar a liderança e fez um birdie de menos de um pé no 18.º par de cinco para assumir a liderança individual com um total de 21 abaixo do par de 198.

"Um começo um pouco lento, com certeza", disse: "Aqueles buracos cheios, com a direção do vento e a sua força, são realmente difíceis de jogar. Tivemos ventos relativamente calmos, mas hoje tivemos bastante brisa. Depois chegamos aos buracos cinco, seis, sete, alguns dos quais podemos aproveitar, e joguei muito bem o resto do percurso", acrescentou Kirk, que ganhou o seu quinto título no Honda Classic no ano passado, pondo fim a uma seca de quase oito anos.

O golfista disse que o vento foi um fator que contribuiu para o seu maior erro do dia, uma tacada para a área de penalização no 15.

"Só acertei por pouco, mas com o vento a soprar tão forte sobre a esquerda, acabou por levá-la para lá", disse Kirk, que fez um putt que salvou o par fora do green: "Fazer aquele depois de uma boa série de birdies manteve o ímpeto", disse ele.

Bhatia teve uma das poucas rondas do dia sem bogeys, com sete birdies no seu 66 abaixo de sete para 199.

Isso incluiu uma sequência de três birdies seguidos do quinto ao sétimo, e um birdie de 12 pés no 13 que lhe deu a liderança absoluta. Estava empatado na liderança depois de um birdie no 15, mas não conseguiu mais nenhuma pancada, terminando com um dececionante par de três putt no 18.

"É nisso que vou pensar, mas foi um bom dia", disse o jogador de 21 anos que está a jogar em Kapalua pela primeira vez depois de ter ganho o seu primeiro título no Barracuda Championship em julho passado.

O evento de elite que abre a época, este ano com um prémio de 20 milhões de dólares (15,7 milhões de libras), está aberto aos vencedores dos torneios da época passada e aos 50 primeiros classificados da FedEx Cup do ano passado.

Bhatia disse que estava a contar com a experiência do seu caddie para saber quando atacar e quando ser mais conservador num campo pouco familiar.

"É preciso fazer muitos birdies", disse. "É preciso continuar a planear e, com sorte, se jogarmos cada vez mais neste campo de golfe, ficamos mais confortáveis em certas coisas."

O ex-campeão Jordan Spieth também não fez bogey e fez seis birdies no seu 67 abaixo do par, encabeçando um trio a 200 que também incluía Xander Schauffele e o sul-coreano An Byeong-hun. Schauffele fez nove birdies num impressionante 65 abaixo do par, enquanto An fez 68.

O número um do mundo, Scottie Scheffler, que tinha uma pancada de vantagem durante a noite, fez um cartão de 71 abaixo do par para se juntar a um grupo a três do ritmo com 201. Ele estava empatado com Harris English (64), Sahith Theegala (68) e o australiano Jason Day (67).