Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Golfe: Eagle no último suspiro coloca Echavarria na liderança do Zozo Championship

AFP
Nico Echavarria, da Colômbia, em ação no Japão
Nico Echavarria, da Colômbia, em ação no JapãoToshifumi Kitamura / AFP
O colombiano Nico Echavarria (30 anos) fez um eagle no 18.º buraco este sábado, para levar uma vantagem de duas tacadas para o último dia do Zozo Championship do US PGA Tour no Japão.

Nico Echavarria acertou uma tacada de aproximação precisa no par 5 do 18 que o deixou com um putt fácil para três, levando-o a 17 abaixo do par no Narashino Country Club.

Justin Thomas, duas vezes vencedor de grandes torneios, estava duas pancadas atrás, com Max Greyserman uma pancada mais atrás.

O americano Rickie Fowler estava a seis pancadas de distância.

Echavarria, que ganhou apenas um título no PGA Tour, disse que o seu eagle tardio com a escuridão a aproximar-se foi um momento "especial".

"Era muito difícil de ver no final", disse.

"Estava escuro, estava sombrio, por isso não conseguia ver a que distância estava. Ouvi o rugido, mas quando cheguei lá e foi quase um tap-in, foi muito bom", acrescentou.

Echavarria teve uma ronda de altos e baixos que também incluiu dois bogeys e cinco birdies.

O colombiano disse que o seu bogey no quarto buraco foi "um alerta" e agora vai para o último dia com a chance de ganhar o seu primeiro título desde o Puerto Rico Open do ano passado.

"Basta ficar no momento", disse, quando questionado sobre o seu plano para o último dia.

"É um cliché mas é muito importante. Não queremos antecipar-nos, especialmente porque aqui há muitos buracos difíceis. Só temos de bater tacada a tacada e tentar estar no fairway, tentar acertar no green e ver se o putt entra", explicou.

Thomas, que venceu o PGA Championship em 2017 e 2022, manteve-se na disputa com uma ronda sem bogeys de cinco abaixo do par.

O jogador de 31 anos está a tentar acabar com uma seca de títulos de dois anos e meio.

"É obviamente difícil, é difícil ganhar em qualquer fase, não importa quem se é", afirmou.

"Se tiveres a sorte de ter um par de fases boas na tua carreira, seja o que for, pode não só parecer ou parecer mais fácil para ti, mas também para todos os outros", acrescentou.

O duplo vencedor de um Major, Xander Schauffele, que fez um bogey quádruplo no dia de abertura, ficou a 13 pancadas do ritmo com um par de quatro abaixo.

O atual campeão Collin Morikawa também ficou a quatro abaixo.