Golfe: Echavarria faz birdie no último buraco e vence o Zozo Championship do PGA Tour
O birdie quatro permitiu a Echavarria evitar um playoff com o bicampeão Justin Thomas e o seu compatriota americano Max Greyserman, que terminaram empatados em segundo lugar com 19 abaixo do par.
O colombiano chegou ao green em duas tacadas no 18.º par cinco e calmamente fez uma tentativa de eagle de 40 pés a três pés antes de bater o putt vencedor no Narashino Country Club.
"É surreal, este momento é muito especial", disse o jogador de 30 anos, cuja vitória anterior foi no Puerto Rico Open, em março de 2023.
"Tem sido um bom ano para mim, só não tive aquele resultado de topo. Tenho sido muito consistente, aprendi muito este ano", acrescentou.
Echavarria levou uma vantagem de duas tacadas para a ronda final, onde fez um cartão de três abaixo de 67 para terminar em 20 abaixo de 260.
Um bogey no oitavo e outro no 14 abriram a porta para Thomas e Greyserman, mas o colombiano manteve a calma e fez birdie em dois dos últimos três buracos para a vitória.
"Acho que não teria vencido esta semana sem a vitória em Porto Rico", disse.
"Aproveitei muito aquele momento na última volta, no domingo, em Porto Rico, e usei-o muito esta semana para me manter paciente e calmo. Este é um campo muito desafiante, tem muitos buracos difíceis e consegui usar isso a meu favor e consegui vencer dois jogadores fantásticos", acrescentou.
Thomas "chateado"
Thomas, que estava a tentar acabar com uma seca de títulos de mais de dois anos desde a sua segunda grande vitória no US PGA Championship de 2022, também fez birdie no 18 para um 66 abaixo de quatro.
"É uma mistura de obviamente chateado e desapontado, mas eu joguei tão bem", disse Thomas.
"Joguei suficientemente bem para ganhar o torneio. Bati tantos putts bons hoje que simplesmente não entraram, essa é a diferença. Precisava que alguns daqueles que queimaram a borda caíssem", explicou.
Greyserman fez quatro birdies nos primeiros nove buracos e outro no 14.º, mas a sua tentativa de birdie no 18.º buraco para forçar um playoff passou ao lado do buraco e terminou com 65.
"Não consegui executar bem na parte final quando precisava", disse Greyserman.
"O Nico foi lá e deu uma excelente segunda tacada. Ele mereceu-o", assumiu.
O americano Rickie Fowler ficou sozinho em quarto, três tacadas atrás de Echavarria, depois de um 64 na última volta.
Xander Schauffele, vencedor de dois majors este ano, terminou empatado em 41.º lugar depois de uma semana dececionante.
Fez um quadruplo bogey no primeiro dia com 73 tacadas e, apesar de ter recuperado com 65 na sexta-feira, nunca esteve na corrida e terminou com 69 tacadas e um total de 275 tacadas, a 15 tacadas do vencedor.
O atual campeão Collin Morikawa terminou empatado em 54.º lugar com três abaixo do par.