Golfe: Tiger Woods deve fazer a sua estreia na TGL a 14 de janeiro
O primeiro jogo do 15 vezes campeão dos principais torneios de golfe terá lugar na segunda semana da época, num recinto com capacidade para 1500 adeptos, rodeado por um campo de jogo com um ecrã simulador de cinco andares de altura e uma superfície de colocação ajustável.
Tiger Woods, de 48 anos, que foi operado às costas em setembro e que, nos últimos anos, teve um calendário limitado devido a lesões, é coproprietário do Jupiter Links Golf Club, uma equipa que conta com ele próprio, Max Homa, Tom Kim e Kevin Kisner.
O Jupiter Links vai defrontar a equipa do Los Angeles Golf Club, constituída por Collin Morikawa, Sahith Theegala, Tommy Fleetwood e Justin Rose, no seu primeiro jogo.
Antes de cada jogo do TGL, as equipas nomearão três jogadores cada uma para competir em competições de 15 buracos que terão duas sessões: nove buracos de tacadas alternadas de três jogadores, seguidos de seis buracos de jogo individual frente a frente.
No jogo de abertura do TGL, a 7 de janeiro, a equipa do New York Golf Club, composta por Xander Schauffele, Matt Fitzpatrick, Rickie Fowler e Cameron Young, enfrentará a unidade do The Bay Golf Club, composta por Ludvig Aberg, Wyndham Clark, Min Woo Lee e Shane Lowry.
A TGL, uma liga de golfe em horário nobre, com seis equipas de quatro jogadores que competem numa forma rápida de golfe de equipa, foi fundada em 2022 pela TMRW Sports de Woods e Rory McIlroy em parceria com o PGA Tour.
O norte-irlandês McIlroy faz parte do Boston Common Golf com Keegan Bradley, Adam Scott e Hideki Matsuyama e o seu primeiro jogo está agendado para 27 de janeiro contra o Jupiter Links de Woods.
Os golfistas darão a tacada inicial a partir de tee boxes de relva verdadeira para jogarem em buracos virtuais, concebidos à medida, que serão projetados num ecrã gigante. Quando as equipas estiverem a cerca de 50 jardas, passarão para a ação ao vivo e terminarão cada buraco num complexo de jogo curto que se transforma entre buracos.
A tecnologia ajudará a tornar cada buraco único e inclui uma plataforma giratória de 41 jardas de largura que roda o green e os bunkers para alterar os ângulos de aproximação, enquanto os atuadores motorizados incorporados sob a superfície de putting podem alterar a sua topografia.
Dois meses antes da data inicial de lançamento, em janeiro de 2024, uma falha de energia causou a deflação e danos na secção da cúpula com suporte de ar do recinto do TGL. Desde então, os organizadores substituíram-na por uma estrutura apoiada em aço.