Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Gonçalo Ramos: Há 32 anos que não se via um hat-trick na fase a eliminar de um Mundial

Gonçalo Ramos: Há 32 anos que não se via um hat-trick na fase a eliminar de um Mundial
Gonçalo Ramos: Há 32 anos que não se via um hat-trick na fase a eliminar de um MundialEPA
O avançado português tornou-se no primeiro jogador a fazer três golos num só jogo no Mundial-2022. Desde os oitavos de final do Campeonato do Mundo de 1990 que um jogador não fazia um hat-trick numa fase a eliminar desta prova.

Foi uma noite de sonho para Gonçalo Ramos. Titula pela primeira vez na Seleção Nacional, o avançado de 21 anos celebrou o feito com um hat-trick diante da Suíça, no jogo dos oitavos de final do Mundial-2022.

Noite de sonho para o avançado do Benfica
Noite de sonho para o avançado do BenficaOpta by Stats Perform

Além de se ter tornado no primeiro jogador a apontar três num só jogo desta edição do Campeonato do Mundo, o avançado do Benfica foi também o primeiro a fazê-lo numa partida da fase a eliminar em 32 anos. É preciso recuar até aos oitavos de final do Itália 1990 para encontrar novo hat-trick em jogos decisivos. Na altura, o avançado Tomás Skhuravy fez três dos quatro golos com que a Checoslováquia venceu a Costa Rica (4-1), nos oitavos de final da competição.

O facto de o ter conseguido com 21 anos coloca Gonçalo Ramos como o terceiro mais jovem a marcar três golos num só jogo da fase a eliminar de um Campeonato do Mundo. Só Pelé (17 anos e 246 dias, em 1958) e o alemão Edmund Conen (19 anos e 198 dias, em 1934), o fizeram numa idade mais precoce.