Grimaldo, a jóia que fica livre no mercado em junho
Ao serviço do Benfica desde 2016, quando chegou do Barcelona, Grimaldo é mesmo um dos jogadores mais antigos no atual balneário das águias, a par de Rafa Silva. Grimaldo é, aos 27 anos, o sétimo jogador com mais jogos na história do Benfica, já fez mais de 50 jogos na Liga dos Campeões e está, aconteça o que acontecer no final da temporada, na história do emblema encarnado.
Desde que chegou ao Estádio da Luz que a posição de lateral-esquerdo foi sempre inquestionável, fosse qual fosse o treinador. Foram 288 jogos até agora, com 24 golos marcados e 59 assistências, de Grimaldo com a camisola do Benfica, orientado por Rui Vitória, Bruno Lage, Jorge Jesus e Roger Schmidt.
Esta temporada, com o Benfica na liderança do campeonato, Grimaldo leva 39 jogos oficiais, cinco golos marcados e nove assistências. Se olharmos às estatísticas, o lateral-esquerdo do Benfica apresenta, este ano, melhor rendimento que nomes como José Gaya, Alex Sandro, Raphael Guerreiro e Luke Shaw.
Olhando às estatísticas ofensivas, Grimaldo já vai com 22 passes para oportunidades claras de golo, 38 cruzamentos com sucesso e 52 duelos ganhos. A poucos meses de terminar contrato, o Benfica ainda não deitou a toalha ao chão nas negociações, sabendo de antemão que Grimaldo terá, à luz do seu rendimento, propostas financeiramente mais vantajosas como jogador livre.
Daqui até ao verão, restam poucas dúvidas que o lateral-esquerdo vai atrair o interesse de várias equipas europeias e, nesta altura, questiona-se até uma eventual convocatória para a renovada seleção espanhola.
Com a chegada de Luis de la Fuente para o lugar de Luis Enrique, Grimaldo volta a entrar nas observações, sobretudo perante o desempenho bem superior a José Gaya. A resposta a esta dúvida chegará em breve, no final deste mês, quando for divulgada a convocatória para os dois primeiros jogos de qualificação para o Europeu de 2024.
As sondagens de janeiro
Um lateral-esquerdo espanhol de 27 anos, no topo de forma da carreira, é inevitavelmente alvo de interesse dos maiores clubes da LaLiga. Mas não são os únicos.
Durante o mercado de inverno, segundo dados recolhidos pelo Flashscore, Grimaldo foi alvo de sondagens de Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e Juventus. O lateral-esquerdo, porém, permaneceu no Benfica. Desde aí, mais abordagens existiram, nomeadamente de Nottingham Forest, Fulham e Nice.
No entanto, nenhuma oferta formal foi feita, algo que deve mudar no final da temporada, altura em que Grimaldo pode deixar o Estádio da Luz a custo zero. E aí, saltam à vista Real Madrid e Atlético Madrid como os dois principais interessados em receber Grimaldo como jogador livre.
Com o futuro em aberto no Santiago Bernabéu, Ferland Mendy pode ser substituído por Grimaldo no plantel dos merengues, existindo ainda o nome de Fran Garcia, que tem dado nas vistas no Rayo Vallecano e que regressará ao Real Madrid, com quem tem contrato, para a próxima temporada. Mas a oportunidade de contratar um jogador como Grimaldo, especialmente com a apetência de Florentino Pérez em aproveitar negócios a custo zero, não pode ser descartada.
Depois há o Atlético Madrid, que tem igualmente boas razões para avançar por Grimaldo, lateral que daria uma vida nova à ala esquerda atacante da formação liderada por Diego Simeone. Com Reinildo lesionado até final da temporada, abre-se uma nova janela de oportunidade para a chegada de um novo lateral-esquerdo.
Imune às questões de mercado, Grimaldo ainda tem muitos objetivos por alcançar no Benfica, começando desde já pela receção ao Famalicão, esta sexta-feira, às 21:15, para manter a vantagem no primeiro lugar do campeonato, antes do duelo com o Club Brugge, na próxima terça-feira, para selar a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões.