Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guia para seguir o breaking nos Jogos Olímpicos Paris-2024

Guia para acompanhar o breaking nos Jogos Olímpicos de Paris-2024
Guia para acompanhar o breaking nos Jogos Olímpicos de Paris-2024Hans Lucas via AFP
Guia para a competição de breaking nos Jogos Olímpicos de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.

As origens

Paris acolherá a estreia deste desporto nos Jogos Olímpicos, que nasceu da cultura hip-hop nos bairros desfavorecidos de Nova Iorque, na década de 70.

O desporto atraiu o interesse dos meios de comunicação social, tendo depois conquistado a Ásia e a Europa.

Durante muito tempo, foi organizado em torno de associações e eventos privados, como o BC One e o Battle of the Year, e só em 2018 passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Atualmente, a modalidade tem o seu próprio Campeonato do Mundo, onde competem todos os anos os melhores atletas do planeta.

Formato da competição

O Breaking é uma competição de dança, em que Bboys e Bgirls (nome dado aos atletas) duelam num cypher (palco circular), acompanhados pela música de um DJ e pelo incentivo de um MC (mestre de cerimónias).

Devem executar figuras acrobáticas no solo ou no ar para ganhar os votos de cinco juízes, que decidem o vencedor por maioria.

Estes juízes avaliam o caráter atlético de cada passagem, a dificuldade e a qualidade de execução dos movimentos, bem como a originalidade e a "musicalidade" do dançarino, ou seja, a forma como adapta a coreografia à música.

Calendário e local

Número de concorrentes: 32 breakers (16 mulheres e 16 homens).

Datas da competição: 9 de agosto (mulheres) e 10 de agosto (homens).

Formato: Os dezasseis breakers são divididos em quatro grupos de quatro dançarinos. Durante os duelos desta fase de qualificação, cada participante tem duas passagens de cerca de 60 segundos em frente ao seu adversário.

No final dos duelos, os dois melhores de cada grupo, ou seja, oito breakers, qualificam-se para a ronda final. Durante esta ronda, os dançarinos efetuam três passes em vez de dois.

Local: As provas de break terão lugar no parque urbano de La Concorde, no centro de Paris, onde se realizarão também as provas de BMX freestyle, skate e basquetebol 3x3.

A curiosidade

O Breaking tornou-se popular em França nos anos 80, nomeadamente no departamento de Seine-Saint Denis, com os primeiros ralis, e na televisão graças ao programa H.I.P H.O.P apresentado por Sidney.

Paris poderá ser a única participação olímpica da modalidade, uma vez que não foi selecionada para os próximos Jogos de Los Angeles, em 2028.