Guilherme Ribeiro eliminado do Saquarema Pro de surf no Brasil
O atleta da Costa de Caparica, campeão português em 2022, foi terceiro (só passam os dois primeiros) na sétima bateria da ronda dos 64, com 10 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,00 e 5,00), e Portugal ficou sem representantes no quadro masculino, após a eliminação na primeira fase de Joaquim Chaves e a ausência de Frederico Morais do campeonato.
Os ex-top mundiais Deivid Silva (Brasil) e Carlos Muñoz (Costa Rica) arrecadaram os dois primeiros lugares da bateria, com 11,73 e 10,73, respetivamente, e seguem para a terceira ronda, enquanto o norte-americano Nolan Rapoza (9,53) também foi eliminado.
Na competição feminina, que hoje não foi para a água, Portugal continua bem representado, com Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot e Francisca Veselko qualificadas para os oitavos de final do Saquarema Pro, sexta e última etapa do Challenge Series de surf, no Rio de Janeiro.
No domingo, Yolanda Hopkins, a única portuguesa com hipóteses de subir ao circuito mundial, venceu a segunda bateria da segunda ronda, com 14,66 pontos (7,83 e 6,83), impondo-se à havaiana Nora Liotta (12,50), à australiana Bronte Macaulay (11,30) e à japonesa Nanaho Tsuzuki (7,54).
Antes, já Teresa Bonvalot tinha assegurado a presença nos oitavos, ao totalizar 11,24 pontos e a vencer o heat, frente à australiana Sally Fitzgibbons, que conquistou a etapa da Ericeira e assegurou o regresso à elite, enquanto Francisca Veselko avançou graças ao segundo lugar na quarta bateria, ao somar 10,17.
Nos oitavos de final, as portuguesas vão disputar os três primeiros heats, a começar por Teresa Bonvalot frente a Nora Liotta, seguindo-se Yolanda Hopkins diante de Sally Fitzgibbons e Kika Veselko perante a francesa Vahine Fierro.
O período de espera do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, Brasil, prolonga-se até 20 de outubro.