Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Gustavo Assunção à beira dos 100 jogos: "Espero ter uma carreira tão longa como a do meu pai"

Gustavo, o digno herdeiro de Paulo Assunção
Gustavo, o digno herdeiro de Paulo AssunçãoI Am Sports Solutions
Filho mais velho de Paulo Assunção, antigo médio brasileiro que passou por FC Porto, Atlético Madrid, entre outros, Gustavo Assunção está a seguir os passos do pai no campeonato português. Esta jornada, ao serviço do Famalicão, defrontou precisamente os azuis e brancos, tendo perdido por 1-4 no Estádio do Dragão.

Com o número 12 nas costas, 14 jogos disputados até ao momento pelo Famalicão, muitos apontam-lhe um futuro promissor. Gustavo Assunção é o tipo de médio que o Brasil tem sabido produzir: de Casemiro a Fred, passando por Fernandinho e Luiz Gustavo, até a Paulinho ou... Paulo Assunção.

"Estou no lugar certo para continuar a crescer e a progredir", disse Gustavo Assunção ao Flashscore.

"Espero ter uma carreira tão longa como a do meu pai, com títulos, e ser igualmente peça importante em grandes clubes", acrescentou o médio brasileiro, em declarações exclusivas ao Flashscore.

Gustavo Assunção passou pela formação do FC Porto, ainda em tenra idade, depois pelo São Paulo, Deportivo e Atlético Madrid, onde atingiu a idade de sénior, tendo depois seguido para Famalicão.

Com um empréstimo ao Galatasaray pelo meio, o médio de 22 anos cumpre a quarta temporada em Vila Nova de Famalicão, tendo 14 jogos oficiais esta temporada, com um golo marcado, ao Boavista, em outubro.

"Era muito parecido com o Paulo"

Gustavo Assunção passou por três clubes na formação, todos reconhecidos no mundo do futebol. Recebeu, por isso, o melhor treino de alto nível, que o foram posicionando como número seis, à imagem do seu pai. O médio impressionou desde tenra idade, logo na formação do Deportivo da Corunha, e daí começaram a surgir as semelhanças com Paulo Assunção.

"Era mesmo muito parecido com o Paulo. Era um recuperador de bolas, com excelente posicionamento, muito forte na ocupação do espaço em campo. Demonstrava já enorme inteligência e sabia onde se posicionar para antecipar os lances", recorda Roberto Veres, treinador da formação no Deportivo, ao Flashscore.

À beira do centenário

Desde cedo, Gustavo Assunção aprendeu a entender o futebol. O que, atualmente, é determinante para o sucesso de um jogador, sobretudo no meio-campo, ainda para mais com funções de recuperação de bola. 

Depois do Deportivo, e enquanto o seu pai, Paulo, fazia a última época no Atlético Madrid, em 2011/2012, Gustavo saltava para a formação do São Paulo, clube que formou outro grande médio: Casemiro.

Aos 19 anos chegava então o derradeiro teste de Gustavo Assunção, com a mudança para Famalicão e a estreia como profissional, a 3 de agosto de 2019, na Taça da Liga, diante do Covilhã, já depois de ter feito no Atlético Madrid a última etapa da formação, entre 2013 e 2019.

Atualmente, com apenas 22 anos, Gustavo Assunção está a três jogos da centena de partidas oficiais como jogador sénior, o que prova a sua experiência ao mais alto nível, apesar da juventude.

O mapa de calor de Gustavo Assunção frente ao FC Porto
O mapa de calor de Gustavo Assunção frente ao FC PortoOpta by Stats Perform

Recorde de precisão de passe na Liga

Gustavo Assunção é um dos mais promissores médios de contenção do futebol europeu. Um jogador hábil e inteligente, sobretudo quando se trata de antecipar os lances e proteger a bola. As exigências do futebol moderno obrigaram-no, também, a saber projetar-se para a frente, quebrando linhas, algo que faz agora na perfeição.

Exímio nos tackles deslizantes, Gustavo Assunção está também no topo das recuperações de bola pelo chão. E, inevitavelmente, tem uma característica crucial para a posição: visão de jogo e capacidade de jogar de forma simples e rápida.

Na 14.ª jornada do campeonato, diante do Chaves (2-0), Gustavo Assunção bateu mesmo um recorde na Liga: nos 69 minutos que esteve em campo, em 32 tentativas de passe, teve uma taxa de sucesso de... 100 por cento.

Durante esse mesmo jogo, o médio ganhou cinco dos sete duelos que disputou, intercetando ainda quatro bolas. Factos importantes que permitiram ao Famalicão ganhar o jogo sem sofrer golos.

Os números de Gustavo Assunção no jogo com o Chaves
Os números de Gustavo Assunção no jogo com o ChavesOpta by Stats Perform