Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hóquei em patins: Benfica (9-4) e FC Porto (3-9) lideram após tropeção de Sporting (8-4) e Óquei (4-1)

André Guerra
Atualizado
Hóquei em patins: Benfica (9-4) e FC Porto (3-9) lideram após tropeção de Sporting (8-4) e Óquei (4-1)
Hóquei em patins: Benfica (9-4) e FC Porto (3-9) lideram após tropeção de Sporting (8-4) e Óquei (4-1)Profimedia
Óquei de Barcelos e Sporting, dois dos líderes à entrada para esta sexta jornada do campeonato nacional de hóquei em patins, caíram nas deslocações a São João da Madeira e Paços de Ferreira, respetivamente, enquanto o FC Porto recuperou de uma desvantagem de três golos na primeira parte para vencer em Braga numa segunda parte avassaladora. Mais tarde, o Benfica venceu o Riba d'Ave por 9-4 e juntou-se aos dragões na liderança, mas tem ainda um jogo a menos do que os dragões.

Juventude Pacense 8-4 Sporting

Depois de um triunfo suado no terreno da Sanjoanense em jogo atrasado da quarta jornada (2-4), os leões mantiveram-se no norte do país para visitar Paços de Ferreira à procura da liderança no campeonato, mas rapidamente sofreram dois golpes inesperados quando José Gonçalves e Joca Guimarães colocaram os anfitriões na frente em apenas sete minutos.

A resposta veio de livre direto, por intermédio de João Souto, mas Joca Guimarães viria a assinar um póker ainda na primeira parte, que anulou o golo de Alessandro Verona e, em cima da buzina, João Souto bisou para levar um impressionante 5-3 ao intervalo. 

O jogo estava quentinho e nem a pausa nos balneários ajudou a serenar os ânimos. Verona, Girão e o treinador Edo Bosch viram três cartões azuis no mesmo minuto, João Souto falhou um livre direto, Nolito Romero desperdiçou um penálti antes do homem da tarde, Joca Guimarães, anotar o quinto e sexto golo da conta pessoal e elevar a contagem para 7-3.

Nos últimos minutos, Verona falhou nova grande penalidade, Roc Colomer ainda reduziu, mas Tomás Pereira voltou a aumentar a vantagem e fechou o resultado final num expressivo 8-4.

Jogo para esquecer dos leões
Jogo para esquecer dos leõesFPP

HC Braga 3-9 FC Porto

Também os dragões entraram mal na deslocação a Braga, com António Trabulo a punir o cartão azul visto por Hélder Nunes, logo aos três minutos, marcando apenas na recarga após uma primeira defesa de Xavi Malián. A meio do primeiro tempo, os mesmos protagonistas travaram novo duelo de bola parada e desta vez o português levou a melhor, duplicando a vantagem, enquanto Pedro Mendes aumentou para 3-0. 

Porém, Hélder Nunes começou a sua redenção ao assinar um bis em dois minutos para fazer o 3-2 ao intervalo e relançar a partida no segundo tempo. No reatamento, Gonçalo Alves restabeleceu o empate e apareceu Carlo di Benedetto para bisar e fazer a reviravolta em 3-5.

Houve ainda um momento de preocupação nas bancadas quando um disparo de Rafa desviou no poste e atingiu uma pessoa, obrigando à paragem do jogo e assistência por parte da equipa médica dos azuis e brancos. Com o ambiente um pouco mais cinzento, Gonçalo Alves (bis), Rafa e Di Benedetto (hat-trick) fecharam as contas do marcador.

Sanjoanense 4-1 Óquei de Barcelos

Em São João da Madeira, os anfitriões partiram para o segundo de uma série de jogos complicados agora na receção ao líder provisório Óquei de Barcelos. Num primeiro tempo bem disputado e pautado pelo equilíbrio, destaque para a defesa de Conti Acevedo ao livre direto de Hugo Santos que ajuda a expicar o nulo ao descanso. 

A segunda parte começou com os alvinegros em desvantagem numérica devido ao cartão azul visto pelo treinador, Reinaldo Ventura, mas assim que terminou o power play, André Castaño rematou colocado para abrir o marcador a favor da equipa da casa. Pouco depois, os barcelenses viram um golo anulado, mas era Conti quem brilhava entre os postes ao negar uma série de remates consecutivos, até que uma recarga caiu de feição para Nuno Araújo aumentar a vantagem.

O internacional moçambicano de 36 anos estava com o stick quente e foi chamado à conversão de um livre direto, o qual aproveitou para assinar o bis. Os óquistas reduziram logo a seguir, por intermédio de Luís Querido, que desviou um remate de longe à boca da baliza, relançando a disputa a 12 minutos do fim.

De qualquer das formas, Guilherme Pedruco fechou a baliza durante o assalto final dos barcelenses e, num contra-ataque, Mathias Arnaez arrumou com as dúvidas quanto ao desfecho, apesar de Luís Querido ter falhado um penálti e Miguel Rocha desperdiçado um livre direto. 

Benfica 9-4 Riba d'Ave

Sabendo que um triunfo bastaria para assumir a liderança do campeonato, as águias não perderam tempo em passar para a frente do marcador por João Rodrigues, aos cinco minutos, que viria a bisar pouco depois, na recarga da sua própria grande penalidade. Bruno Dinis marcou para os nortenhos, também numa recarga, Diogo Rafael voltou a colocar dois golos de diferença no marcador, Nery relançou a partida com o 3-2, mas a cinco segundos do intervalo, Lucas Ordõnez fez o 4-2.

No segundo tempo, um duplo golpe de Roberto di Benedetto e Nil Roca deram algum conforto ao treinador Edu Castro, Nanu Castro fez o terceiro e o quarto do Riba d'Ave, mas a noite era mesmo dos encarnados. Pau Bargalló ainda bisou na marcação de dois livres diretos e Zé Miranda juntou-se à lista de marcadores.

Com este resultado, o Benfica iguala o FC Porto no topo da tabela com os mesmos 15 pontos, mas tem ainda um jogo a menos do que os dragões.

Outros resultados

GRF Murches 3-5 SC Tomar

Juventude Viana 4-3 Oliveirense