Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hóquei em patins: Oliveirense lidera (2-5), FC Porto vence (1-6), Benfica goleia Sporting (6-1)

André Guerra com Hugo Filipe Martins
Atualizado
Oliveirense lidera o campeonato
Oliveirense lidera o campeonatoSL Benfica
No duelo de cartaz desta 17.ª jornada da fase regular do campeonato nacional, o Benfica goleou o Sporting por 6-1 numa partida em que os leões perderam a compostura na primeira parte e chegaram ao intervalo a perder por 5-0. Além desse desaire, a equipa leonina também ficou sem a liderança do campeonato, que pertence agora à Oliveirense.

Famalicense 2-5 Oliveirense

Quem aproveitou da melhor forma o resultado no dérbi lisboeta foi a Oliveirense, que foi ao terreno do Famalicense, 11.º classificado, vencer por 2-5.

O conjunto de Oliveira de Azeméis somou o 15.º triunfo no campeonato nacional de hóquei em patins e lidera com três pontos de vantagem para o Sporting.

Lucas Martínez (11') abriu o marcador para a equipa de Edo Bosch, Luís Filipe (20') e Rafael Almeida (23') ainda fizeram a reviravolta, mas a Oliveirense não deixou fugir o triunfo. Facundo Navarro marcou três golos (29', 46' e 47'), Marc Torra, de penálti, aos 49 minutos, sentenciou o marcador.

AD Valongo 1-6 FC Porto

Na curta deslocação do Porto a Valongo, o FC Porto voltou a golear a equipa da casa, depois de ter vencido na primeira volta por 7-2. 

A diferença no marcador acabou por ser a mesma, com a formação azul e branca a controlar o jogo e o resultado desde o apito inicial.

Ezequiel Mena marcou logo ao primeiro minuto e o FC Porto partiu para um triunfo tranquilo, com golos de Di Benedetto (5' e 24'), Rafa (18' e 32') e Hélder Nunes (19'). João Lima (13') marcou o único golo do Valongo.

Com este triunfo, o FC Porto chega aos 42 pontos e fica a quatro do novo líder e a um do Sporting, que é segundo classificado.

Benfica 6-1 Sporting

Ainda os jogadores estavam a aquecer e já voavam as primeiras faíscas no dérbi de Lisboa, com uma confusão que envolveu Ângelo Girão e os jogadores do Benfica, com o árbitro Rui Torres a ser chamado a intervir mesmo antes da bola começar a rolar. 

A agressividade, aliás, foi a norma ao longo de toda a primeira parte que durou uma hora com muitos choques entre jogadores, cotoveladas e sticks levantados, um espetáculo degradante que colocava em causa a integridade física dos atletas das duas equipas.

Logo aos cinco minutos, saltou do bolso o primeiro cartão azul, para Nolito Romero, com o veterano Carlos Nicolia a aproveitar a repetição do livre direto - Girão saiu fora do tempo - para colocar as águias na frente. Pouco depois, Nil Roca dobrou a vantagem com um remate cruzado de meia distância.

Pedro Henriques segurou a vantagem ao defender com a viseira um remate de Facundo Bridge e depois a travar Toni Pérez, antes de Nicolia bisar da marca de grande penalidade a castigar falta de Verona. O Sporting estava de cabeça perdida e continuou a ser castigado pela falta de disciplina. 

Platero viu o cartão azul depois de uma cotovelada e permitiu ao astro argentino assinar o hat-trick em mais uma bola parada. Em cima do intervalo, em mais uma jogada de Nicolia, Pablo Alvarez foi o autor de um desvio fortuito que traiu Girão e levou os jogadores para o balneário com um 5-0 no marcador.

No arranque do segundo tempo, Di Benedetto aumentou a contagem depois de uma recuperação em zona alta. Os leões ainda beneficiaram de um livre direto, mas Pedro Henriques voltou a brilhar ao negar o remate de Nolito Romero.

O argentino que esta semana estendeu a ligação aos leões acabaria por assinar o tento de honra naquele que foi o melhor golo da partida, numa bomba do meio da rua que acabou no ângulo superior. Apesar de ainda faltarem 17 minutos para o fim, não houve mais golos e as águias saíram revigoradas do dérbi no quarto lugar, com 35 pontos, enquanto o Sporting soma 43 no topo da tabela.

Outros jogos

HC Braga 4-3 Murches

Juventude Pacence 5-1 Turquel

OC Barcelos 8-8 CH Carvalhos

Riba D'Ave 3-3 SC Tomar