Hóquei em patins: Benfica vence líder Oliveirense (2-1) e permite aproximação do FC Porto (6-2), Sporting tropeça (3-3)
As águias não têm tempo a perder para acompanhar o comboio da liderança da fase regular e este domingo alcançaram um resultado importante na receção à líder Oliveirense.
Gonçalo Pinto inaugurou o marcador, aos 13 minutos, e ainda antes do descanso o suspeito do costume, Carlos Nicolia, aumentou a vantagem da marca de grande penalidade.
A turma de Edo Bosch procurou a reação na segunda parte, com Luca Martínez a desperdiçar um livre direto para defesa de Pedro Henriques. O tento que relançou o encontro surgiu apenas no último minuto, por intermédio de Bruno di Benedetto - que defrontou o irmão Roberto. Ainda antes da buzina final, Alejandro Edo defendeu um livre direto de Carlos Nicolia, mas ainda assim não evitou a derrota.
No Dragão Arena, o FC Porto ainda apanhou um susto, com Gonçalo Nunes a inaugurar o marcador a favor do Murches, logo aos cinco minutos. Só em cima do intervalo é que os dragões chegaram ao empate, por intermédio de Gonçalo Alves em power play, depois do livre direto falhado por Hélder Nunes.
No reatamento, Ezequiel Mena precisou de três minutos para dar início à reviravolta, com Carlo di Benedetto a bisar, Telmo Pinto e Rafa a pintarem os contornos de goleada, ao passo que Tomás Moreira assinou o resultado final de livre direto.
No topo da tabela de classificação está a Oliveirense, com 49 pontos, seguida pelo FC Porto (46), Sporting (44) e Benfica (41). No fundo, o Carvalhos segura a lanterna-vermelha e tem praticamente seleada a despromoção, com apenas um ponto somado, seguindo Turquel, Hóquei de Braga e Riba d'Ave, com 17, Famalicense (18) e Murches (19).
Depois de ter empatado com o FC Porto na ronda anterior, o Sporting voltou a somar uma igualdade, desta feita a norte do país, diante do Valongo. Uma partida em que não contou com Ângelo Girão e João Souto, ambos a cumprirem suspensão.
A equipa da casa começou melhor, com João Almeida (6 e 18 minutos) a bisar e dar a vantagem. Facundo Bridge (20 minutos) ainda reduziu e deu alguma esperança aos leões na primeira parte.
Depois de João Almeida ter falhado um livre direto, tal como Nolito Romero, o Sporting deu a volta ao marcador com um bis de Rafael Bissa (31 e 34 minutos). Contudo, a resposta do Valongo não se fez esperar e Gabi Azevedo (35 minutos) empatou.
Até final, Guga Bento defendeu um penálti de Nolito Romero e Martim Leite desperdiçou outra grande penalidade para a equipa da casa. A igualdade acabou por prevalecer.
O Sporting está na terceira posição com 45 pontos, a quatro da líder Oliveirense e a um do FC Porto. O Valongo está na sétima posição, com 23 pontos.