Hóquei em patins: França vence Portugal a 16 segundos do fim com poker de Carlo di Benedetto (6-5)
Num duelo marcado pelo elevado número de bolas paradas, fruto da agressividade colocada em pista, Carlo di Benedetto inaugurou o marcador de livre direto, prontamente respondido da mesma forma por Gonçalo Alves que, logo a seguir, voltou a marcar de grande penalidade.
No arranque do segundo tempo, o hoquista francês do FC Porto voltou a bater André Girão de livre direto para empatar 2-2, mas no minuto seguinte Gonçalo Pinto devolveu a liderança. Seguiram-se segundos de alguma confusão, já que Portugal beneficiou de dois livres diretos, por 10.ª falta e cartão azul a Carlo di Benedetto, acabando por desperdiçar os dois.
Ainda assim, e a jogar em power-play, Hélder Nunes aumentou para 4-2 com um remate forte. Com a desvantagem de dois golos, a congénere francesa meteu mãos à obra e, em dois minutos, conseguiu operar a reviravolta com o golo de outro dos irmãos Benedetto, no caso Roberto, o hat-trick de Carlo, novamente de livre direto, e um desvio oportuno de Marc Rouzé.
Acenderam-se as luzes de emergência da turma de Paulo Freitas, que restabeleceu a igualdade numa bomba de Hélder Nunes, relançando a discussão do resultado para os últimos minutos. Gonçalo Pinto viu um cartão azul a dois minutos do fim, mas desta feita Girão brilhou ao evitar o poker de Carlo di Benedetto.
A seleção lusa aguentou muito bem a desvantagem numérica até aos últimos segundos, quando a equipa de arbitragem assinalou uma simulação de Gonçalo Alves, a 15.ª falta da equipa. A 16 segundos do fim, Carlo di Benedetto voltou a assumir a responsabilidade e bateu Ângelo Girão para garantir a vitória.
No mesmo grupo, a Espanha goleou a Suíça por 7-1, com o póquer de Arnau Xaus a destacar-se entre os marcadores, para além do bis de César Carballeira e um golo de Nil Cervera. Do lado helvético, que somou a segunda derrota consecutiva depois de perder com Portugal, Andrin Gottwald apontou o tento de honra.
No grupo A, a campeão mundial Argentina goleou o clube local Montreux HC por 6-0, com dois golos de Ezequiel Mena, do FC Porto, um de Lucas Ordoñez, do Benfica, de Danilo Rampulla, do Óquei de Barcelos, de Facu Navarro, da Oliveirense, e outro de Reinaldo Garcia.
Ao início do dia, a Itália venceu a Angola por 5-3, com os tentos angolanos a serem apontados por André Centeno, na primeira parte, enquanto Rafa Lourenço e Afonso Sousa anotaram no final do encontro. Para os transalpinos, Alberto Pozzato e Morgan Antonioni bisaram e Alessandro Verona, do Sporting, também marcou.