Hóquei em patins: Portugal bate Itália nos penáltis e está na final da Taça das Nações
Portugal 0-0 Itália (3-2 gp)
Depois de ter visto a Argentina garantir a final ao derrotar a França, Portugal e Itália iam definir o outro conjunto a marcar presença na edição de 2024 da Taça das Nações de Hóquei em patins, que se disputa na Suíça
As duas nações protagonizaram um jogo equilibrado onde prevaleceu a desinspiração na hora de finalizar. Hélder Nunes e João Souto falharam livres diretos que podiam ter garantido o triunfo luso no segundo tempo.
Com o empate a prevalecer no prolongamento, foi a vez de se decidir tudo nos penáltis. E aí o herói foi Xano Edo. O guardião tomou o posto de Ângelo Girão e defendeu os remates de Alessandro Faccin, Pozzato, Compagno e Verona, com defesas em que mostrou reflexos apurados.
No lado português, João Rodrigues e Gonçalo Alves (por duas vezes) marcaram os penáltis da vitória, com Rafa Costa e Xavi Cardoso a verem o guarda-redes Bruno Sgaria a opor-se ao remate.
Portugal vai assim defrontar a Argentina neste domingo (20:30). A equipa das quinas procura a 22.ª vitória na competição (um recorde), enquanto os sul-americanos querem o quarto troféu.