Hóquei em patins: Portugal entra a vencer no mundial sub-19 ao bater a França (3-2)
A turma de Vasco Vaz entrou com o patim esquerdo no encontro e já perdia ao fim de dois minutos, graças ao tento de Liloann Gelebart, mas Tomás Santos empatou logo depois, aos seis.
Numa primeira parte de parada e resposta, Titouan Plu voltou a colocar os gauleses na frente do marcador, aos 15 minutos, com Martim Costa a restabelecer a igualdade (18') com que se chegou ao descanso.
No arranque do segundo tempo, Vítor Oliveira (Viti) aproveitou um cartão azul mostrado a Matteo Garcia para fazer o 3-2 final, na recarga a um livre direto, aos 24 minutos. Até à buzina final, a seleção nacional ainda beneficiou de algumas oportunidades para dilatar a vantagem, mas Noan Oliviero tapou bem os caminhos da baliza, como referiu o selecionador português.
"Foi um jogo complicado, não sabíamos como a França se ia apresentar, nós aparecemos muito presos, sem iniciativa, isso prejudicou um pouco, até porque marcaram muito cedo no encontro e isso bloqueou o jogo. Na segunda parte dominamos completamente, podíamos ter feito mais golos, o guarda-redes deles esteve muito bem, mas penso que o resultado se ajusta. O que tiramos deste jogo é a vitória e os três pontos", analisou Vasco Vaz.
Por seu lado, o marcador do golo decisivo e capitão da equipa sub-19, Viti, destacou que há aspetos a melhorar, mas recordou que este foi o primeiro jogo.
"Entrámos um bocado precipitados no jogo, o início não foi como queríamos, mas depois entramos no nosso ritmo. Temos que melhorar bastantes coisas, é o primeiro jogo e temos de reunir para perceber o que temos de melhorar. Na segunda parte, entramos com mais fome de vencer e intensidade, falhamos demasiados golos, mas isso acaba por melhorar jogo a jogo", apontou.
Na segunda jornada do Grupo B, Portugal vai defrontar a Colômbia - que enfrenta a Itália às 20:00 deste domingo -, na segunda-feira, às 14:00.