Hóquei em patins: Portugal vence Itália (7-4) na primeira jornada do Europeu
Portugal venceu Itália (7-4), na primeira jornada do Grupo A, do Campeonato da Europa de hóquei em paitns. A prova, recorde-se, está a ser jogada em Nóia, Espanha.
A Seleção Nacional entrou inspirada e no espaço de 10 minutos já tinha marcado três golos. Henrique Magalhães (2 minutos) e um bis de Gonçalo Alves (8 e 10 minutos, o último de penálti) deixaram os lusos confortáveis. Depois a partida equilibrou com Giulio Cocco a ser o grande protagonista e a bisar no espaço de três minutos (16 e 19).
O segundo tempo equilibrou e foi só nos 10 minutos finais que as duas equipas entraram numa toada mais mexida. João Souto fez o quarto golo luso aos 40 minutos, Davide Gavioli reduziu para Itália aos 46 minutos e deu início a um final de jogo frenético.
Gonçalo Alves (48 minutos) fez o hat-trick, Andrea Malagoli reduziu no mesmo minuto. Hélder Nunes (48 minutos) voltou a dilatar a vantagem e Gonçalo Alves (50 minutos) fechou a partida com um poker.
Com este resultado, Portugal assume provisoriamente a liderança do Grupo A com três pontos. Espanha (próxima adversária da equipa das quinas) e França ainda entram em ação nesta fase de grupos que serve apenas para definir o emparelhamento dos quartos de final.
Recorde-se que na fase a eliminar, o primeiro do Grupo A defronta o quarto do Grupo B, o segundo do Grupo A joga com o terceiro do Grupo B e por aí em diante. Ou seja, nenhuma equipa é eliminada, independentemente da posição em que ficar.