Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hóquei em patins: Sanjoanense aposta forte para quebrar hegemonia do Benfica no feminino

Alvinegras foram eliminadas nas meias-finais do campeonato e da Taça de Portugal
Alvinegras foram eliminadas nas meias-finais do campeonato e da Taça de PortugalNuno Barata
Depois de ter ficado pelo caminho nas meias-finais do campeonato nacional, eliminado pelo eventual campeão Benfica, e na semi-final da Taça de Portugal feminina, às mãos da APAC Tojal, a Sanjoanense vai voltar à carga para a temporada 2024/25 com alguns reforços sonantes no plantel.

Sob o comando do antigo guarda-redes e figura sanjoanense Marco Lopes, a Sanjoanense vai tentar vingar a frustração das últimas temporadas, em que geralmente fica perto, mas acaba por cair perto da meta de conseguir um muito almejado título. Na verdade, o último troféu conquistado pelas alvinegras foi também a última vez que alguém que não Benfica celebrou uma conquista e data de 2012/13, com o triunfo na Taça de Portugal. 

Mas para 2024/25, o plantel começou a ser construído atempadamente e conta com reforços sonantes vindos do campeonato nacional, começando por Joana Teixeira (ex-CA Feira), convocada pelo selecionador nacional para o Mundial a ser realizado em Itália. 

Sanjoanense tem convicção renovada para a próxima época
Sanjoanense tem convicção renovada para a próxima épocaNuno Barata

No entanto, Joana não vem sozinha e será acompanhada pela irmã, Margarida, que chega proveniente do mesmo clube. Aliás, o vizinho CA Feira perdeu ainda mais duas jogadoras para o rival, já que Daniela Silva e a guarda-redes Daniela Pereira estão de regresso a São João da Madeira, depois de já terem representado o clube. Quem se vai estrear com a nova camisola no Pavilhão dos Desportos é Catarina Costa, ex-Turquel, que apontou 38 golos em 25 jogos na última temporada.

Estas novas caras juntam-se às renovações já acertadas da guarda-redes Catarina Viola, Bárbara Marques, Joana Rodrigues, Rita Couto, Inês Carvalho e da capitã Inês Ferreira, conhecida como Marega. Marco Lopes vai ainda poder contar gradualmente com a presença de Margarida Ferreira, atleta da formação que se sagrou vice-campeã europeia pela seleção sub-17 e vai fazer uma ponte com o plantel principal.

Marega já fez mais de 10 épocas ao serviço da Sanjoanense
Marega já fez mais de 10 épocas ao serviço da SanjoanenseNuno Barata

Quanto a saídas, também elas já anunciadas, destaque para a de Ana Sofia Silva, sanjoanense de gema que termina a carreira por motivos profissionais (exerce Medicina em Lisboa), Inês Torres, natural de Coimbra, que vai para o CENAP e ainda Matilde Lua, de saída para o Escola Livre.

Ao que o Flashscore conseguiu apurar, o grande objetivo para a próxima temporada passa por consolidar o emblema como um dos grandes nacionais, marcar presença nas fases decisivas e reforçar a aposta no feminino.

Com esta forte aposta na remodelação do plantel, as alvinegras esperam equilibrar a balança diante do Benfica que se sagrou hendecacampeão (11 vezes seguidas) na temporada passada e recolocar a Associação Desportiva Sanjoanense novamente na rota dos títulos. A equipa regressa aos treinos em setembro, enquanto o início oficial da temporada é em 12 e 13 de outubro, na Elite Cup.

Plantel da Sanjoanense para 2024/25:

Entradas

- Catarina Costa (ex-Turquel)

- ⁠Joana Teixeira (ex-CA Feira)

- ⁠Daniela Silva (ex-CA Feira)

- ⁠Daniela Pereira (GR) (ex-CA Feira)

- Margarida Teixeira (ex-CA Feira)

Renovações:

- Catarina Viola (GR)

- ⁠Bárbara Marques

- ⁠Joana Rodrigues

- ⁠Inês Ferreira “Marega” (C)

- ⁠Rita Couto

- ⁠Inês Carvalho

- Margarida Ferreira (atleta da formação)

Saídas:

- Ana Sofia Silva

- Inês Torres

- ⁠Matilde Lua