Hóquei em Patins: Seleção Nacional sub-19 aplica goleada das antigas à Colômbia (20-0)
Diogo Lemos abriu o ativo para Portugal logo no segundo minuto e, a partir daí, qualquer resistência colombiana que pudesse existir, no Pala dal Lago, foi abaixo.
Depois de Viti fazer o 2-0, aos 4 minutos, o selecionador Vasco Vaz mudou os quatro jogadores de campo e, aos 8 minutos, Portugal já tinha alcançado a mão cheia de golos, por intermédio de Viti, que bisou, Guilherme Cateano e Tomás Santos.
Até final da primeira parte o resultado chegou mesmo aos 12-0, com Guilherme Azevedo, Tomás Santos (com mais três golos seguidos), Guilherme Azevedo, Guilherme Caetano e novamente Tomás Santos a marcarem.
O ritmo português continuou a ser demasiado algo na segunda parte, em relação à frágil resposta colombiana, e o resultado de 20-0, para quem viu, não surpreende e podia ser ainda mais dilatado. Guilherme Caetano, Guilherme Azevedo, por mais duas vezes, Martim Costa, Tomás Santos (2) e Rodrigo Preciso inscreveram o seu nome na lista de marcadores da segunda parte.
"Foi um jogo sem história. A única história que tem este jogo é que efetivamente ganhámos os três pontos. Hoje a equipa mostrou-se se calhar um bocadinho mais leve, produziu outro tipo de hóquei, mas também o adversário foi diferente", afirmou o selecionador Vasco Vaz.
"Mas amanhã é que será a prova, teremos a prova da verdade com o jogo mais competitivo onde se decide o vencedor do grupo. E penso que é importante, já somámos os seis pontos, é importante somar mais três para vencermos pelo menos o grupo, que é o nosso objetivo", acrescentou.
Tomás Santos, novo jogador do FC Porto, esteve em destaque, com sete golos e uma asssitência, seguido de Viti, que fez quatro e assistiu para outros três.
"Foi um jogo em que, comparado o de ontem, conseguimos superar-nos, foi um jogo em que cumprimos com os nossos objetivos e conseguimos evoluir em relação ao dia anterior. O nosso objetivo principal era não sofrer golos", disse Tomás Santos.
Esta terça-feira Portugal encerra o grupo diante da Itália. A seleção gaulesa é, neste momento, terceira, enquanto a Colômbia ocupa o quarto e último lugar do grupo.
Portugal é, a par da Espanha, recordista de títulos, com quatro troféus conquistados, em 2003, 2013, 2015 e 2017 (todos quando a competição se disputava no formato de sub-20), mas ficou de fora da final nas duas últimas edições.