Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Iga Swiatek coroada Jogadora do Ano da WTA

Iga Swiatek viu premiado um ano inesquecível no circuito WTA
Iga Swiatek viu premiado um ano inesquecível no circuito WTAIga Swiatek/Twitter
A número um mundial recebeu a distinção pela primeira vez na carreira. Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova foram eleitas Dupla do Ano.

Iga Swiatek conseguiu uma impressionante série vitoriosa de 37 jogos e conquistou as edições deste ano de Roland Garros e do Open dos Estados Unidos, bem como os títulos em Doha, Indian Wells, Miami, Estugarda, Roma e San Diego.

Rookie do Ano em 2020, a polaca desfrutou de um 2022 inesquecível, com um total de 67 vitórias e a liderança da lista de finais alcançadas e troféus ganhos.

Krejcikova e a número um mundial de pares Siniakova foram distinguidas enquanto dupla pela segunda época consecutiva depois de conquistarem o Open da Austrália, Wimbledon e o Open dos Estados Unidos.

David Witt, que guiou Jessica Pegula ao terceiro lugar no ranking WTA, foi eleito pelos seus pares como Treinador do Ano. A tenista norte-americana atingiu a primeira final WTA 1000 da carreira no Open de Madrid e venceu o Open de Guadalajara, para além de ter chegado aos quartos de final de três dos quatro Grand Slams da temporada.

A tunisina Ons Jabeur, por seu lado, recebeu o Prémio de Desportivismo Karen Krantzcke, enquanto a chinesa Zheng Qinwen foi eleita Rookie do Ano depois de subir mais de 100 lugares durante a temporada e de ter alcançado o 25.º posto, a melhor marca da sua carreira.

Beatriz Haddad Maia, do Brasil, foi escolhida como a atleta com melhor desenvolvimento após a entrada no Top-20, ao passo que a alemã Tatjana Maria foi distinguida com o prémio para o melhor regresso, por ter alcançado a sua primeira meia-final de um Grand Slam, em Wimbledon, depois de falhar três dos principais torneios no ano passado devido ao nascimento da sua segunda filha.