Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Imprensa estatal diz que presidente da Superliga chinesa foi detido para investigação

O antigo diretor executivo do Inter e presidente da Super League, Liu Jun, está a ser investigado pelo Estado
O antigo diretor executivo do Inter e presidente da Super League, Liu Jun, está a ser investigado pelo EstadoProfimedia
O presidente da Superliga Chinesa de futebol, Jun Jun, foi detido pelas autoridades chinesas para ser investigado, informou esta terça-feira o jornal estatal Beijing Youth Daily.

A notícia não entrou em pormenores sobre a investigação e a Associação Chinesa de Futebol (CFA) não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Liu foi anteriormente presidente da extinta equipa da Super Liga Chinesa, o Jiangsu Suning, e foi nomeado diretor-geral do Inter Milão em 2016, pouco depois de o clube ter sido comprado pelo Suning Holdings Group.

A sua detenção ocorre seis meses depois de o presidente da CFA, Chen Xuyuan, ter sido investigado por suspeita de graves infracções disciplinares e legais. A investigação a Chen, que era também vice-secretário do partido para o organismo de futebol, surgiu após um inquérito anti-corrupção ao futebol chinês.

Não são as primeiras investigações a dirigentes do futebol

Em janeiro, dois antigos dirigentes da CFA foram investigados por suspeita de "graves violações da lei", de acordo com declarações do organismo regulador do desporto na China. Em março, mais dois destacados dirigentes do futebol chinês foram investigados por suspeita de graves violações da lei.

Wang Xiaoping, diretor do comité disciplinar da CFA, é suspeito de "graves violações da lei" e Huang Song, chefe do departamento de competição, está a ser investigado por "graves violações da lei e das regras", segundo a Administração Geral do Desporto.

Li Tie, antigo selecionador nacional da China, também está a ser investigado
Li Tie, antigo selecionador nacional da China, também está a ser investigadoProfimedia

Foi também iniciada uma investigação sobre o antigo selecionador da China, Li Tie, que é suspeito de graves violações da lei. Li foi acusado de corrupção, incluindo suborno, de acordo com uma declaração do Gabinete do Procurador do Povo Supremo noticiada pelo South China Morning Post no início deste mês.

A notícia sobre Liu surge um dia depois de os investidores terem dito ao atual campeão Wuhan Three Towns da Superliga Chinesa que estavam dispostos a ceder o clube a troco de nada, depois de terem anunciado que iriam retirar o seu financiamento no final do mês.