Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

India Grangier vence quarta edição da Volta a Portugal feminina em bicicleta

India Grangier vence quarta edição da Volta a Portugal feminina em bicicleta
India Grangier vence quarta edição da Volta a Portugal feminina em bicicletaFederação Portuguesa de Ciclismo
A ciclista francesa India Grangier (Coop-Repsol) conquistou este domingo a quarta edição da Volta a Portugal feminina, após a quinta e última etapa, na qual a portuguesa Daniela Campos (Eneicat-CMTeam) assegurou um lugar no pódio.

A sueca Stina Kagevi venceu o contrarrelógio final de 12,2 quilómetros, em Lisboa, em 16.09 minutos, menos 10 segundos do que Daniela Campos e 11 do que a norueguesa Sigrid Ytterhus Hugset (Coop-Repsol).

Na geral, India Grangier terminou a Volta a Portugal feminina com três segundos sobre a francesa Titia Ryo (Arkéa-B&B Hotels) e 10 sobre Daniela Campos, que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos Paris-2024.

Faço um balanço muito positivo da minha prestação. Há um ano, não parecia possível que estivesse na disputa de uma corrida por etapas. Só tenho de estar satisfeita com o resultado e com aquilo que indicia para o que aí vem. Ainda estou a cerca de um mês do grande objetivo do ano, os Jogos Olímpicos, e ainda tenho margem de progressão para atingir o meu pico de forma nessa altura”, disse Daniela Campos.

A cerimónia final do pódio começou com uma homenagem ao norueguês André Drege, que morreu no sábado, na sequência de uma queda na Volta à Áustria, e que atuava na equipa masculina da Coop-Repsol.

Todas as ciclistas da equipa, incluindo a vencedora da Volta a Portugal, subiram ao pódio, antes de ser guardado um minuto de silencio em memória de Drege.

Foi um fim de semana muito duro para a equipa. Hoje, queríamos honrar o nosso colega André Drege e demos o nosso melhor. Pessoalmente, não sendo contrarrelogista, dei o meu máximo. Sabia que já estava a perder dois segundos na segunda viragem. Dei o máximo no último quilómetro e pude segurar a camisola amarela”, disse Grangier.

Ana Caramelo (Matos Mobility) foi a melhor das equipas portugueses, ao ser nona no contrarrelógio, a 27 segundos da vencedora, terminando no 13.º lugar da geral, a 1.57 minutos de Grangier.

Historial de vencedoras da Volta a Portugal feminina em bicicleta:

Ano  Vencedora

2024 India Grangier, Fra

2023 Valeria Valgonen, Rus

2022 Nathalie Eklund, Sue

2021 Raquel Queirós, Por