Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Inédito: Ronaldo é suplente pela primeira vez no Campeonato do Mundo

Ronaldo vai ser arma ao dispor de Fernando Santos no banco
Ronaldo vai ser arma ao dispor de Fernando Santos no bancoAFP
Com 194 internacionalizações, o avançado de 37 anos participou em todos os grandes torneiso de seleções desde 2004. Durante este período só foi suplente numa ocasião, na terceira jornada da fase de grupos do Euro-2008 diante da… Suíça. Num Campeonato do Mundo é a primeira vez.

Dominou a conferência de imprensa antes do jogo dos oitavos de final do Mundial-2022, diante da Suíça, e voltou a ser o grande destaque nos minutos que antecederam a partida. Após palavras menos simpáticas para o banco de suplentes aquando da substituição contra a Coreia do Sul, que Fernando Santos frisou não ter gostado, Cristiano Ronaldo saiu do onze de Portugal.

O avançado de 37 anos foi rendido por Gonçalo Ramos numa opção que o selecionador nacional justificou como “estratégica”. Ainda assim, acaba por ser inédita, já que Cristiano Ronaldo nunca tinha sido suplente num jogo em Campeonatos do Mundo. A única exceção aconteceu em 2006, em que nem sequer fez parte da ficha de jogo contra México uma vez que estava em risco devido aos amarelos e Portugal já estava apurado.

A participar no quinto Mundial da carreira, Ronaldo disputou já 20 jogos no principal torneio de seleções (oito vitórias, seis empates e seis derrotas) e em todos eles foi titular. De resto, até 2022, Cristiano Ronaldo só não tinha feito os 90 minutos em duas ocasiões (foi rendido diante de Angola e Países Baixos), sendo que neste Campeonato do Mundo foi substituído nos três jogos.

Alargando o espectro aos jogos oficiais em grandes torneios de seleções, Cristiano Ronaldo só tinha sido suplente por uma ocasião. No Euro-2008 foi poupado diante da Suíça (2-0), na terceira jornada da fase de grupos, em que a Seleção Nacional já estava apurada.

14 anos depois voltou a ficar no banco de suplentes, e de novo frente aos helvéticos.