Ingleses falam em escrutínio do PSG que levou o Chelsea a desistir de Ugarte
De Londres a Paris a distância não é grande e Ugarte percorreu-a entre domingo e a manhã de segunda-feira. No fim-de-semana, o médio de 22 anos foi dado como certo no Chelsea, contudo, um volte-face levou-o a rumar ao PSG, sendo que já se encontra na capital francesapara fazer os habituais exames médicos e assinar o contrato válido por cinco temporadas, com um salário de 10 milhões de euros.
O negócio vai custar 60 milhões de euros aos gauleses (dos quais o Famalicão vai ter direito a 18 milhões de euros) e concretiza-se após alguma pressão do vencedor da Ligue 1. De acordo com o the Athletic, o PSG tinha preparada uma carta formal para o Sporting depois de terem sido revelados alguns dos contornos da eventual transferência de Ugarte para o Chelsea.
Segundo a imprensa inglesa, o clube inglês estava disposto a pagar todas as expensas do processo, bem como ficar com uma participação minoritária na SAD leonina. Uma situação que nunca foi confirmada oficialmente, mas que despoletou a argumentação parisiense.
Pressentido a hipótese de ver o médio escapar para Londres, o PSG terá redigido uma carta em que pedia ao Sporting para clarificar os moldes do negócio com o Chelsea, apontada para a questão da integridade da proposta feita pelos ingleses e de uma eventual violação dos regulamentos da UEFA. Isto porque o organismo que regula o futebol europeu não permite que clubes que partilhem percentagens participem nas competições europeias ao mesmo tempo.
Ora, se é um facto que o Chelsea não vai disputar provas continentais em 2023/24 e o Sporting sim (entra na fase de grupos da Liga Europa), ambos os emblemas são presenças assíduas em competições europeias e o risco de se encontrarem no mesmo torneio.
Perante isto, o PSG explicou que ia tomar todos os passos para assegurar que os interesses do clube e do jogador estavam salvaguardados (partindo do pressuposto que este estava a ser condicionado para o Chelsea) e que não existia nenhuma violação do regulamento da UEFA na proposta feita pelos londrinos.
Esta ameaça terá provocado a saída do Chelsea do processo da transferência e refreou o PSG de enviar a carta para o Sporting. Contudo, fonte oficial dos blues fala numa proposta muito superior dos parisienses a Ugarte e da recusa em entrar num suposto leilão com o jogador.