Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Itália à procura do seu goleador: depois de Retegui, os cinco números 9 do futuro

Massimiliano Macaluso
Antonio Raimondo é uma das promessas de Itália para o centro do ataque
Antonio Raimondo é uma das promessas de Itália para o centro do ataqueAFP
As boas prestações do avançado de 24 anos do Génova não podem colmatar a falta de avançados de topo na seleção italiana: os próximos poderão mesmo chegar das ligas inferiores.

Não é novidade que o ataque é um dos pontos fracos da Itália, e não apenas desde que Luciano Spalletti substituiu Roberto Mancini no comando da Azzurra.

Há anos que as preocupações recaem sobre o número 9, um papel que há muito procura uma referência fiável e, sobretudo, prolífica.

Nos últimos jogos contra a Venezuela e o Equador, Mateo Retegui esteve muito bem e, apesar das suas origens argentinas, está atualmente no topo do índice de aprovação geral e, em virtude do seu desempenho, é candidato a um lugar de titular no Euro-2024, destacando-se na hierarquia sobre Raspadori, Scamacca e Kean que, por uma razão ou outra, não gozam de plena confiança.

No entanto, o avançado do Génova não pode ser a solução para a falta de avançados de primeira linha na seleção italiana: numa perspetiva de futuro, é necessário "produzir" novos intérpretes para esta função tão importante e, atualmente, decididamente carente de talento.

Não há nada de absurdo em procurar, mesmo abaixo da Série A, o próximo goleador da seleção italiana. É por isso que, a partir de hoje, o possível futuro número 9 da Itália pode ser um destes, numa lista formada pelo Flashscore.

Giuseppe Ambrosino (20 anos)

Da Campânia, propriedade do Nápoles, está a fazer a sua terceira experiência na equipa B este ano, no Catanzaro, depois das experiências no Como e no Cittadella.

Apesar do seu potencial na época, marcou apenas dois golos no campeonato de cadetes e dois jogos com os sub-21.

Os números de Giuseppe Ambrosino
Os números de Giuseppe AmbrosinoFlashscore

Antonio Raimondo (20 anos)

Ao contrário de Ambrosino (e muito mais do que os fracassados Nasti e Moro), Raimondo marcou muito mais golos este ano na Série B com a camisola do Ternana: já leva nove, curiosamente todos marcados fora de casa.

Chegado por empréstimo do Bolonha, é certamente uma das surpresas do campeonato.

Os números de Antonio Raimondo
Os números de Antonio RaimondoFlashscore

Francesco Pio Esposito (18 anos)

O mais novo dos três irmãos Esposito (claro que há sempre Francesco para vigiar) ainda tem dezoito anos e, portanto, tem a idade do seu lado: já fez parte da seleção italiana de sub-20, que esteve perto de ganhar o Campeonato do Mundo, e este ano está a jogar na liga B, com o Spezia.

Na sua primeira época com os profissionais, marcou dois golos, embora o desempenho da equipa da Ligúria não o esteja a ajudar.

Os números de Francesco Pio Esposito
Os números de Francesco Pio EspositoFlashscore

Francesco Camarda (16 anos)

Mais falado do que os anteriores, devido à sua incrível média de golos em relação à sua idade, Camarda já se estreou na Liga A com o AC Milan, mas mostrou o seu melhor na equipa primavera e na Youth League, onde os rossoneri chegaram às meias-finais.

Ninguém da sua idade tem o seu faro para o golo, e é por isso que os clubes estrangeiros de topo também gostam dele.

Os números de Francesco Camarda
Os números de Francesco CamardaFlashscore

Cristian Shpendi (20 anos)

Ao contrário do seu irmão gémeo Stiven, que chegou à Liga A no Empoli, ficou na Liga C com o Cesena e, com a equipa da Romagna, está a ganhar o seu lugar na Liga B, ao marcar repetidamente: já leva 20 golos até agora.

Nascido em Itália, filho de pais albaneses, estreou-se com a equipa de sub-21 dos Balcãs, mas quem sabe se um dia não escolherá as cores da Azzurra.

Os números de Cristian Shpendi
Os números de Cristian ShpendiFlashscore