Itália atordoou os Estados Unidos para chegar às meias-finais da Taça Davis
No jogo decisivo depois do norte-americano Taylor Fritz ter empatado a contenda 1-1, no seguimento de Lorenzo Sonego ter dado à Itália uma vantagem chocante, Bolelli e Fognini produziram uma exibição impecável na sua vitória de 6-4 e 6-4 para ajudar a sua nação a alcançar as meias-finais pela primeira vez desde 2014.
Anteriormente, Sonego manteve a calma num segundo set apertado para ultrapassar Frances Tiafoe 6-3 e 7-6 e colocar a Itália - que está sem a dupla lesionada de Matteo Berrettini e Jannik Sinner - em vantagem.
Sonego abriu as hostilidades ao colocar-se na frente por 4-2 e salvou um ponto de break antes de reclamar o set de abertura. O número 45 no ranking, que perdeu o encontro anterior com Tiafoe em Paris este ano, poupou dois set points no jogo seguinte para forçar um tiebreak.
Tiafoe conseguiu depois uma vantagem inicial, mas Sonego respondeu e fechou a vitória no seu terceiro matchpoint para incendiar as celebrações entre os fãs italianos nas bancadas.
Mas a alegria da Itália foi colocada em suspenso quando Fritz conseguiu levar os 32 vezes vencedores da Taça Davis ao empate, lutando no limite no tiebreak do primeiro jogo para vencer Lorenzo Musetti 7-6 e 6-3 e levar a decisão para as duplas.
A Itália vai enfrentar agora o vencedor do enconto de quinta-feira entre a Alemanha e o Canadá na meia-final, enquanto a Croácia enfrentará a Austrália, 28 vezes campeã, na outra meia-final.
O confronto pelo título tem lugar no domingo.