Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jenni Hermoso recebe o prémio Sócrates como símbolo da igualdade

AFP
Jenni Hermoso recebe o prémio Sócrates como símbolo da igualdade
Jenni Hermoso recebe o prémio Sócrates como símbolo da igualdadeFRANCK FIFE / AFP
A futebolista espanhola Jenni Hermoso recebeu o Prémio Sócrates para causas sociais na segunda-feira, na gala da Bola de Ouro, em Paris, como um dos símbolos mais visíveis da luta pela igualdade no futebol.

Juntamente com as suas companheiras de seleção, Hermoso, que atualmente joga no Tigres, do México, ganhou notoriedade com a campanha #SeAcabó, depois de ter sido beijada na boca sem consentimento pelo então presidente da federação espanhola, Luis Rubiales, nos festejos de agosto de 2023, após a conquista do Mundial.

O escândalo ganhou notoriedade mundial, acabou por custar o emprego de Rubiales e a plataforma Netflix prepara-se para lançar nesta semana um documentário sobre o ocorrido.

"A luta continua, temos um altifalante muito bonito para levantar a nossa voz, que muitas pessoas se juntem a esta luta, o futuro é espetacular, especialmente para as raparigas que estão para vir", disse Hermoso depois de receber o prémio.

"Não vou deixar de levantar a minha voz, não vou ficar calada, esta luta é de todos e se posso ter um altifalante para o poder fazer, vou continuar a fazê-lo", disse.

Esta é a terceira edição do Prémio Sócrates, que em 2022 foi atribuído ao senegalês Sadio Mané e no ano passado ao brasileiro Vinicius Jr.

"Tem sido um caminho muito difícil e agora que temos a oportunidade de estas raparigas se verem refletidas em nós, temos de estar muito conscientes de tudo o que fazemos, e nada melhor do que sermos reconhecidos com prémios como este, porque as raparigas vão ver-se muito bem refletidas nisto", acrescentou Hermoso.

O prémio tem o nome do futebolista Sócrates, que morreu em 2011 e era conhecido pelo seu empenho social.