João Fernando termina Grand Slam de judo de Abu Dhabi em quinto lugar
Foi o combate mais difícil para o judoca do Sporting, ao sofrer uma chave de braço, com um ‘ude-garami’ da parte de Borchashvili, que prendeu o braço de João Fernando, obrigando à submissão do português ainda antes de cumprido o primeiro minuto.
João Fernando, que ocupa a quota continental e está em posição elegível para os Jogos Olímpicos de Paris2024, soma com este quinto lugar mais 360 pontos, no objetivo de entrar nas 17 vagas de apuramento direto.
Em Abu Dhabi, o judoca voltou a estar muito melhor do que o seu companheiro de seleção Anri Egutidze, também a competir em -81 kg, categoria a que regressou, mas na qual não tem conseguido resultados que lhe permitam voltar a estar nos Jogos Olímpicos.
Até à luta pelo bronze, o judoca do Sporting (32.º do ranking) venceu Alan Khubetsov (49.º),Timo Cavelius (19.º) e Nugzari Tatalashvili (22.º), perdendo já nas meias-finais com Frank De Wit (18.º) e, finalmente, com Wachid Borchashvili (20.º).
O desempenho de João Fernando, com mais um combate realizado, repete o de Catarina Costa na terça-feira, dia em que a judoca da Académica foi quinta classificada, na categoria de -48 kg.
Já Anri Egutidze continua sem conseguir demonstrar o judo que lhe deu anteriormente resultados – medalha de bronze nos Mundiais de 2021 e várias medalhas internacionais -, e hoje perdeu na estreia, frente ao alemão Dominic Ressel.
Em -73 kg, a boa surpresa foi Thelmo Gomes, também do Benfica e menos ‘assíduo’ na cena internacional, com o judoca a efetuar três combates, com vitórias nos dois primeiros, acabando por ceder a 11 segundos do final do terceiro.
O judoca, 169.º do ranking da categoria, perdeu a 11 segundos do final frente ao azeri Rashid Mammadaliyev (50.º), terminando em nono lugar, enquanto o seu adversário ainda chegou à medalha de bronze.
No Grand Slam de Abu Dhabi, a seleção portuguesa terá na quinta-feira em ação Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).