Joao Pedro Sousa "pouco confortável" em defrontar Portimonense mas confia na vitória
Ainda assim, João Pedro Sousa admitiu que os famalicenses estão preparados para conquistar os três pontos, apesar de prever dificuldades.
"O nosso objetivo passa por ganharmos o jogo e o importante é percebermos que o adversário nos vai trazer desafios difíceis. O Portimonense é uma equipa competitiva, difícil de bater e que tem feito um campeonato interessante. É uma equipa com um perfil físico acima da média, até mesmo fora do comum. A verdade é que não nos sentimos muito confortáveis com este tipo de adversários. Temos de estar preparados para isso", admitiu o treinador.
Na conferência de imprensa de antevisão, o técnico disse saber a estratégia que terá que adotar para contornar as dificuldades, contrariando os pontos fortes do adversário.
"É importante termos bola e controlarmos as referências na frente do Portimonense, que aposta num jogo muito vertical. O nosso posicionamento defensivo quando perdemos a bola tem de ser rigoroso, temos de ser agressivos na primeira bola e as segundas linhas têm de encurtar os espaços. Se isso não acontecer vamos ter problemas", salientou.
Sobre a possibilidade de o Famalicão ainda poder ter outro tipo de ambições, como a qualificação para a Europa, João Pedro Sousa não quer pensar em outros objetivos.
"Não. Neste momento já passou mais de metade dos jogos, faltam 13 jogos. Ainda não conseguimos chegar a uma posição que nos deixasse satisfeitos, portanto temos de chegar primeiro. O objetivo é chegarmos a uma posição que ambicionamos, ou seja, no mínimo uma posição na primeira metade da tabela e depois percebermos o que vai restar do campeonato para somarmos mais pontos. O nosso objetivo é jogarmos bem, ganharmos e ficarmos na primeira metade da tabela", garantiu.
O treinador falou ainda do guarda-redes Luiz Júnior, que, no último jogo, frente ao Santa Clara, defendeu uma grande penalidade, e teceu grandes elogios.
"O Júnior tem tido uma evolução fantástica. Ele chegou para os sub-19 em 2019 e, na altura, era um jogador que se percebia que tinha de trabalhar muito. Ele vai chegar a um patamar muito alto, tem todas as condições para chegar lá e, infelizmente, não vai ficar connosco muito tempo. Gosto muito dele como pessoa e como jogador, mas se me perguntassem nessa altura se ele ia ser um guarda-redes deste nível, eu não acreditava", disse.
Zaydou Youssouf foi o jogador escolhido pelo Famalicão para, com João Pedro Sousa, fazer a antevisão do jogo com o Portimonense. O médio salientou a importância do jogo para o grupo famalicense.
"Sabemos que amanhã (sexta-feira) será um jogo muito importante para nós e vamos dar tudo para ganhar. No último jogo, ganhámos contra o Santa Clara e estamos confortáveis, mas amanhã será um jogo muito importante para nós. Sabemos que já temos alguma margem para os lugares do fundo da tabela, mas também sabemos o que temos de fazer para ganharmos amanhã", frisou.
O Famalicão, 12.º classificado, com 24 pontos, recebe esta sexta-feira, às 20:15, o Portimonense, em 8.º lugar, com 26, em jogo da 22.ª jornada da Liga, que será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Leiria.