Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogadores salientam que regresso a Maui, devastada pelo fogo, é mais importante do que o golfe

Xander Schauffele passou algum tempo a viver na ilha de Kauai
Xander Schauffele passou algum tempo a viver na ilha de KauaiReuters
Os jogadores que competem no evento de abertura da temporada do PGA Tour em Maui, esta semana, disseram que esperam aumentar a consciencialização e angariar dinheiro para a ilha havaiana, ainda a sofrer com os incêndios devastadores do ano passado.

Mais de 114 pessoas morreram depois de o incêndio mais mortífero dos EUA em mais de um século ter devastado a histórica cidade turística de Lahaina em agosto.

"Estou muito contente por ter sido permitido jogar-se o Tour", disse Xander Schauffele, que viveu na ilha de Kauai em criança, aos jornalistas antes do torneio The Sentry.

"Penso que toda a gente tem sido relativamente sensível à chegada e todos estão a tentar fazer o que está certo. Espero que o evento possa gerar muita consciencialização e chamar a atenção para o que aconteceu e, com sorte, angariar dinheiro suficiente".

Schauffele descreveu como "brutais" as consequências que viu quando vinha de carro do aeroporto.

"Só se acredita mesmo quando se vê", lamentou.

As autoridades estimam que a reconstrução custará mais de 5 mil milhões de dólares (cerca de 4.6 milhões de euros).

Collin Morikawa esteve esta semana na Hua Momona Farms para destacar o trabalho de preparação de alimentos para as famílias afectadas e disse que iria doar 2.000 dólares (1.825 mil euros) por cada birdie e 4.000 dólares (3.650 mil euros) por cada eagle que fizesse, dinheiro que será igualado pela Adidas.

O espírito caloroso e acolhedor do povo havaiano ajudou a inspirá-lo a apoiar a Hawaii Community Foundation, uma das várias organizações de ajuda que o PGA Tour promoveu na preparação do torneio.

"Sempre que pude vir ao Havai, existe uma cultura de família. Toda a gente retribui sempre... e é isso que quero fazer por esta comunidade", afirmou.

"Eles têm passado por muitas dificuldades nos últimos meses e saber que se pode ajudar apenas construindo algumas caixas de comida para eles, dando algum dinheiro para ajudar a fundação aqui ... isso é realmente importante para mim".