Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogos Olímpicos de Inverno de 2038: Suíça recebe luz verde

SID
A Suíça quer estar em condições de receber o mundo dentro de 14 anos
A Suíça quer estar em condições de receber o mundo dentro de 14 anosPompe, Ingolf / LOOK-foto / Profimedia
O Conselho Federal Suíço deu luz verde a uma candidatura para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2038. O governo vê "oportunidades" para o projeto, anunciou a presidente Viola Amherd na sexta-feira. "A Suíça pode apresentar-se como um país limpo, seguro e bonito", disse ela.

Em novembro passado, o Comité Olímpico Internacional (COI) rejeitou o interesse da Suíça em sediar os Jogos de 2030, recusando-se a entrar em um chamado "diálogo direcionado". Os Jogos de 2030 foram atribuídos à França em julho passado, com Nice como sede principal, enquanto Salt Lake City recebeu os Jogos de 2034 pela segunda vez desde 2002.

No entanto, as hipóteses da Suíça para 2038 são boas, uma vez que o COI anunciou um "diálogo privilegiado" com o país dos desportos de inverno. Na prática, isso significa que a Suíça receberá a candidatura nos próximos anos, caso cumpra todos os requisitos, sem ter de concorrer com outro candidato.

A Suíça foi anfitriã dos Jogos de inverno em 1928 e 1948 com St. Moritz, mas falhou as candidaturas seguintes, incluindo a dos Jogos de 2006, em que Sion foi derrotada por Turim. Os Jogos de 2038 realizar-se-ão de forma descentralizada nas quatro regiões linguísticas da Suíça e serão em grande parte financiados pelo sector privado.